Energia: Portugal fechou centrais a carvão, mas compra igual mais caro

Provavelmente já deve ter ouvido em debates, ou artigos noticiosos, que Portugal parou completamente de produzir eletricidade via a queima de carvão. Contudo, continua a importar energia de países que usam esta mesma matéria prima para a sua produção. A diferença, é que pagamos esta energia mais cara, comparativamente ao tempo em que a produzíamos dentro de fronteiras.

Obviamente, que este tipo de notícia serve para “irritar” os Portugueses. No entanto, não conta toda a história. Vamos por partes?

Energia: Portugal fechou centrais a carvão, mas compra igual mais caro

Energia:

Sim! Portugal parou a produção de energia via a queima de carvão, mas continua a importar energia de outros países, igualmente suja, agora, a preços mais altos. É esta a parte que a grande maioria dos meios noticiosos salienta.

No entanto, estão a ignorar um facto muito importante. É que para ter uma (ou mais) centras a carvão ativas, estas têm de estar constantemente a trabalhar e a queimar a matéria prima, 24 horas por dia. Ou seja, mesmo que não seja necessário injetar energia na rede, as centrais estão em funcionamento, o que por sua vez, tem um custo associado.

Por isso, sim, estamos a pagar a energia mais cara, mas apenas estamos a pagar o que utilizamos. Desta forma, não é necessário arcar com os custos de operação e de manutenção destas mesmas centrais.

Entretanto, é preciso ainda salientar que no campo das energias renováveis, quase 60% de toda a energia consumida em Portugal veio de parques eólicos, parques solares, ou de energia hídrica. (Dados de 2020)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Concorda com o fecho das centrais a carvão? Ou preferia que o mesmo tivesse acontecido quando o país fosse independente energeticamente? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!