Já criou um endereço de e-mail descartável? Vale mesmo a pena!

O e-mail é atualmente a principal forma de interação das empresas connosco, seja através de notificações de início de sessão, material de marketing ou spam. É-nos pedido tantas vezes o nosso endereço de e-mail, que é natural sermos bombardeados diariamente com correio eletrónico, a maior parte do qual não nos interessa. A solução? Criar um endereço de e-mail descartável e vale mesmo a pena!

Já criou um endereço de e-mail descartável? Vale mesmo a pena!

Um endereço de e-mail descartável é um endereço que se utiliza para receber correio indesejado, especialmente spam e conteúdo malicioso. No entanto este endereço não se destina necessariamente a ser utilizado uma ou duas vezes e depois apagado, embora o possa fazer se assim o desejar.

Gmail não recebe mensagens novas, Gmail mensagem perigo, endereço de e-mail descartável

Pode utilizar o seu endereço de correio eletrónico provisório uma única vez e nunca mais o voltar a utilizar. Ou então pode utilizá-lo a longo prazo como uma espécie de caixote do lixo para o correio que não quer que seja enviado para o seu endereço principal. Algumas pessoas incrivelmente preocupadas com a sua privacidade utilizam apenas endereços de correio eletrónico privados, assegurando que a sua atividade ou identidade online não podem ser facilmente localizadas.

Digamos que está a inscrever-se num serviço que só tenciona utilizar uma vez. Ou então num serviço em que não confia totalmente. É provável que este serviço continue a enviar-lhe material de marketing e promocional. Isto a menos que opte explicitamente por não o fazer. Os sítios mais obscuros podem nem sequer dar ao utilizador a possibilidade de optar por não receber material de marketing e outros tipos de spam. Até mesmo clicar no botão “Cancelar subscrição” pode ser uma burla!

abrir o Gmail no Chrome, endereço de e-mail descartável

Se estiver a lidar com uma plataforma deste tipo, é aconselhável fornecer um endereço de e-mail descartável quando solicitado, e não o seu endereço principal.

Como criar um endereço de correio eletrónico de gravação

Entretanto criar um endereço descartável é bastante fácil. Primeiro, escolha a sua plataforma de correio eletrónico (Outlook, Gmail, ProtonMail, etc.). Se já tiver uma conta num determinado fornecedor de correio eletrónico, é melhor não associar o seu novo endereço de correio eletrónico ao original. Ao associar o seu e-mail descartável a um e-mail que utiliza regularmente, os utilizadores mal intencionados podem conseguir aceder a este último se invadirem o primeiro.

aviso para os utilizadores do Gmail

Para criar um endereço de e-mail descartável, basta criar uma nova conta de correio eletrónico como faria normalmente. No entanto, ao contrário do seu endereço de correio eletrónico principal, tente não incluir quaisquer informações pessoais, como o seu nome ou data de nascimento.

Os endereços de e-mail descartáveis são uma ferramenta de segurança útil. Assim é rápido e gratuito criar um e-mail e pode evitar que seja alvo de sites fraudulentos e hackers.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Waze e Google Maps: um é todos os dias e o outro para explorar

O Waze é uma aplicação de navegação GPS dedicada e o Google Maps oferece o mesmo como um dos seus serviços principais. Seja como...

Chegou a hora de trocar a bateria do seu smartphone?

Os telemóveis, sobretudo quando são novos, funcionam sempre bem. No entanto há sempre uma fase em que as coisas ficam mais tremidas. O problema...

O que faz a bateria do seu smartphone inchar?

Um dos maiores perigos que pode resultar do sobreaquecimento do telemóvel é o facto de a bateria poder começar a inchar. Este fenómeno é...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados