Google Maps está encravar o Android Auto mas pode resolver!

O Google Maps é uma das melhores aplicações para Android e nem sequer precisamos de recomendar a sua instalação, uma vez que vem pré-instalado na maioria dos telemóveis Android. É uma aplicação realmente boa para navegação e exploração, e também funciona muito bem com o Android Auto (na maioria das vezes). No entanto se o Google Maps tem vindo a encravar continuamente o Android Auto, a última atualização beta do Maps é provavelmente a culpada.

Google Maps está encravar o Android Auto mas pode resolver!

Como refere o utilizador do Reddit japzone, a versão beta mais recente do Google Maps (possivelmente a v11.132.0100 beta) não funciona com o Android Auto. O arranque do Android Auto faz com que a aplicação Google Maps falhe e o utilizador é remetido para a lista de aplicações do Android Auto. Se selecionar o Google Maps aqui, volta a cair na lista de aplicações.

prejudicar o Android Auto, GM Android Auto

O Redditor salienta que o Google Maps funciona no telefone enquanto o Android Auto está em execução, mas tentar fazer com que o Maps interaja ou faça interface com o Android Auto causa uma falha na app. Por exemplo, os comandos de voz através do Android Auto fazem com que o Google Maps bloqueie. O utilizador contornou o problema ouvindo o alerta áudio do Maps através do carro enquanto interagia com o YouTube Music através do Android Auto.

Como corrigir o bloqueio 

A solução é bastante simples: sair da versão beta do Google Maps. Embora as versões beta o Google Maps tenham sido bastante fiáveis, uma versão beta, pela sua própria definição, pode conter erros. Muitos utilizadores passaram para a versão beta do Google Maps para terem acesso a novas funcionalidades antes de serem lançadas na versão estável, mas isso acarreta o risco de erros e falhas de vez em quando.

É provável que tenha optado pelo programa beta através da Play Store. Para aplicar a correção, terá de sair do programa beta a partir da Play Store.

Play Store para a Google

Abra o Google Play Store. No canto superior direito, toque no ícone do perfil. Toque em Gerir aplicações e dispositivos > Beta. Localize a aplicação Google Maps nesta lista. Toque na aplicação Mapas para abrir a respectiva página de detalhes. Em “É um utilizador beta”, toque em Sair > Sair.

Não é necessário seguir este passo se tiver instalado a versão beta do Google Maps através de um APK externo.

Depois de ter optado por sair do programa beta, é necessário desinstalar as actualizações do Google Maps. Uma vez que o Google Maps é uma aplicação GMS, não será possível desinstalá-lo completamente, o que facilita a desinstalação das actualizações e a manutenção dos seus dados (como os mapas offline).

Abra Definições > Aplicações. Seleccione Ver todas as aplicações. Localize o Google Maps nesta lista de aplicações. Toque no botão Desinstalar actualizações. Clique em OK.

A desinstalação das actualizações irá reverter o Google Maps para a versão predefinida fornecida com o seu telefone, removendo a versão beta. Poderá então atualizar o Google Maps para a versão estável mais recente. Espera-se que esta ação corrija os problemas relacionados com o Android Auto.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados