Empresa ‘estranha’ quer entrar no mundo das placas gráficas

Quando pensa em placas gráficas, é muito provável que se lembre da NVIDIA, da AMD, e provavelmente, mais recentemente, da Intel.

No entanto, parece que temos um novo nome pronto a bater o pé as estas gigantes, desta vez, vinda da China. Estamos a falar da Moore Threads, uma empresa com apenas um ano de existência, que aparentemente tem o grande objetivo de duplicar o número de threads concorrentes de 24 em 24 meses.

A questão no meio de tudo isto, é que quer fazer esta ‘brincadeira’ no mundo das placas gráficas! Em vez do já saturado mundo dos processadores.

Empresa Chinesa ‘estranha’ parece querer entrar no mundo das placas gráficas

no mundo das

Portanto, esta estranha empresa Chinesa acabou de garantir cerca de 313 milhões de dólares em investimento, na sua terra natal. Isto depois de a empresa já ter lançado a sua primeira geração de GPUs, que por enquanto, são tratados como GPUs ‘standard’ capazes de incluir renderização gráfica, computação paralela, decoding de vídeo, e capacidades IA.

É uma empresa focada em meter o dedo nos mais variados mercados, onde temos de salientar os centros de dados, servidores, workstations, e claro, o velhinho mas sempre confiável PC.

No entanto, verdade seja dita, em termos de performance, tecnologia, ou até processo de produção… Não sabemos nada! Está tudo muito envolto em mistério.

Rival à NVIDIA e AMD? E claro, à Intel?

Provavelmente não, pelo menos não no imediato. A NVIDIA e AMD têm um domínio absoluto do mercado de placas gráficas, com a Intel agora pronta a bater o pé às duas históricas deste mundo.

Entretanto, no lado da Moore Threads, o seu impacto vai ser primeiramente sentido no mercado asiático, e se a coisa correr bem, pode começar a aparecer alguma coisa no mundo ocidental. Mas lá está, apenas existe ‘hype’ à volta da empresa, sem grandes dados concretos… Ainda assim, uma coisa é certa, com a proibição à volta de várias empresas Chinesas, nomeadamente da Huawei, o mercado tecnológico Chinês fechou-se ainda mais, com grandes investimento nos mais variados segmentos. Será que vamos ver, a sair daqui, uma autêntica revolução do mundo ‘tech’?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será que a AMD, Intel e NVIDIA têm de se preocupar? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!