Emoji-gate: há uma falha bizarra nas Mensagens da Google!

A aplicação Mensagens da Google é o principal meio de envio e receção de mensagens RCS nos dispositivos Android de topo, sendo utilizada diariamente por milhões de pessoas. No entanto, como qualquer software, nem sempre está livre de falhas. Entretanto, por vezes, esses erros manifestam-se de forma bastante peculiar. O mais recente bug identificado está a fazer com que a aplicação incentive repetidamente os utilizadores das Mensagens da Google a reagirem com um emoji a imagens, de uma maneira que pode ser tão engraçada quanto frustrante.

Emoji-gate: há uma falha bizarra nas Mensagens da Google!

De acordo com vários relatos partilhados no Reddit, o problema surge quando uma imagem é a última mensagem recebida numa conversa. Ao reabrir o chat, aparece automaticamente o painel de reações com emojis. Isto aumenta bastante a probabilidade de se tocar acidentalmente num emoji e reagir à imagem sem querer. Embora isto não impeça a utilização normal da aplicação, torna o processo de envio de mensagens um pouco mais chato, já que é necessário sair do painel de emojis antes de poder continuar a escrever.

Ainda não está claro em que versão exata da aplicação este bug ocorre. No entanto, de acordo com o site AndroidPolice, o erro parece estar presente na versão beta mais recente (v20250406). Entretanto não afeta a versão estável anterior (v20250326). Ou seja, o problema pode estar restrito apenas a quem optou por testar as versões de desenvolvimento da app.

emoji-gate: há uma falha bizarra nas mensagens da google!

Os métodos tradicionais de resolução de erros — como limpar a cache ou reiniciar a aplicação — não têm surtido efeito neste caso. A única solução temporária é enviar ou receber uma nova mensagem de texto na conversa afetada. No entanto, assim que uma nova imagem for recebida e se tornar a última mensagem da conversa, o problema volta a acontecer, reabrindo o painel de reações automaticamente.

Para quem quiser evitar este incómodo, uma alternativa mais estável será sair do canal beta e regressar à versão pública da aplicação. Embora as versões beta ofereçam acesso antecipado a novidades, trazem também o risco acrescido de instabilidade.

Resta esperar que este comportamento seja mesmo um erro temporário e não uma funcionalidade em fase de testes que a Google esteja a considerar implementar de forma permanente. Caso contrário, poderá transformar uma simples troca de mensagens numa experiência bastante irritante — ainda que com um toque de humor involuntário.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...