Como emagrecer? – Cientista de Harvard revelou os truques!


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Nos dias atuais, emagrecer não é uma tarefa simples! Evidentemente, existem pessoas com mais facilidade de emagrecer do que outras… Contudo, emagrecer deve-se principalmente a um gasto calórico superior à ingestão! Ainda assim, factores emocionais como ansiedade podem atrapalhar o processo de perda de peso!

O Dr. Meir Stampfer, professor de epidemiologia e nutrição da Universidade de Harvard (EUA) afirmouHá tanta comida saborosa, abundante e constantemente disponível. Para mim, é um milagre que as pessoas não sejam ainda mais pesadas”

Além da abundância de alimentos, a maioria das pessoas também tem um estilo de vida muito mais sedentário do que as gerações anteriores. “Mesmo que as pessoas sejam ativas e que se exercitem bastante não gastam as mesmas calorias que os nossos ancestrais”, explica o professor.

Portanto, embora pareça fácil na teoria, reduzir a ingestão de calorias, continua a ser um desafio na prática!

E ainda, mais difícil do que emagrecer, é manter o resultado! Particularmente para mulheres pós-menopausa.

“Quando as pessoas envelhecem, torna-se mais complicado dissipar a energia dos alimentos. Neste caso é preciso modificar os hábitos alimentares, seguir padrões mais saudáveis. E, sem dúvida,  mudar qualquer hábito é difícil”, esclarece o Dr. Lu Qi, também professor de nutrição de Harvard.

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Afinal de contas, hoje em dia, a comida não significa apenas sustento! Comer é uma fonte de gratificação, uma atividade social e até uma recompensa!

É por isso que muitas dietas para emagrecer funcionam a curto prazo, mas falham redondamente ao longo do tempo. “Muitas dietas são uma mudança radical do que as pessoas normalmente comem, e isso não é sustentável, defende Stampfer.

Mas não se preocupe, “Grão a grão, enche a galinha o papo”! Confira algumas estratégias que podem ajudá-lo a emagrecer de maneira saudável:

Não faça dietas malucas, mas melhore a sua alimentação!

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Não se concentre apenas em emagrecer! Dê foco à sua saúde em geral. Siga uma dieta rica em frutas, vegetais e gorduras saudáveis.

Mesmo hoje, depois de todos os dados que temos, as pessoas ainda pensam que comer gordura engorda e tentam encontrar produtos com baixo teor de gordura. Comer gordura não engorda. Há bons estudos que mostram que a ingestão de gorduras saudáveis ajuda as pessoas a controlarem seu peso melhor do que excluí-las da dieta, esclarece Stampfer.

Acima de tudo, a escolha de uma dieta sustentável voltada para a saúde e não apenas para o peso pode ajudá-lo a obter melhorias duradouras. “Adote um regime saudável e coma um pouco menos”, sugere Stampfer.

Exercite-se regularmente

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Este é o conselho mais conhecido. Contudo, não pode deixar de ser compartilhado! Aumentar o nível de atividade física pode ajudar a manter o peso. “Para a maioria das pessoas, o controle de peso a longo prazo é difícil sem atividade física”, afirma Stampfer.

O metabolismo diminui com a idade, o que significa que queima menos calorias para manter as funções básicas do seu corpo. Em paralelo, o envelhecimento leva a uma diminuição da massa óssea e muscular com aumento da massa gorda.

Este padrão acontece naturalmente, a menos que tome medidas para evitá-lo!

“Sou um forte defensor não só da atividade aeróbica, mas também da musculação e da ginástica calistênica. A construção muscular não só pode melhorar a taxa metabólica, como também traz benefícios de saúde distintos aos  associados à atividade aeróbica”, explica.

Exercício diário é fundamental para qualquer idade!

Tente diferentes estratégias

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Diferentes dietas funcionam para pessoas diferentes!

Encontre a estratégia certa para si, muitas vezes o processo de encontro leva tempo e envolve cometer erros.

Por exemplo, pode experimentar uma abordagem promissora conhecida como “comer com atenção”. Isso é, sempre que for comer, deve parar tudo o que está fazendo e concentrar-se e desfrutar da sua comida.

“A evidência científica a meu ver é escassa, mas gosto do conceito. Todos já tivemos a experiência de comer um prato de algo e nem sequer se lembrar de ter comido”, argumenta Stampfer.

Outro truque simples é soltar o garfo entre mordidas, em vez de segurá-lo nas mãos. Pequenas atitudes como essa fazem as pessoas comerem menos. Pesquise e dê uma chance a várias abordagens para saber qual resulta consigo!

Seja perseverante

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Emagrecer é bastante difícil… Mas não é uma missão impossível! A cada dia, comprometa-se a comer um pouco melhor.

Caso se desvie do caminho, não se preocupe. Volte a comprometer-se no dia seguinte e continue pelo máximo de tempo possível!

O sucesso virá, a menos que decida que falhou precocemente.


Nota do redator:

Para terminar, deixo-vos uma frase muito minha: Quem consegue, teve que tentar! Isto até pode parecer sem nexo para o assunto. Contudo, por mais falhas que um “objectivo” tenha, deixar de tentar é ficar satisfeito com o medíocre. Só ao tentar é que chegamos onde queremos!


Fonte: 1, 2

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