Eletrodoméstico avariou? Pode não ter de pagar o arranjo!

O que é que fazemos quando um eletrodoméstico avaria? Se tiver garantia entramos em contacto com o fabricante e ele é reparado, eventualmente sem pagarmos mais nada. No entanto se estiver fora da garantia na maioria das situações vamos ter de pagar. Ainda assim isto nem sempre se verifica e se algum eletrodoméstico avariou a verdade é que pode não ter de pagar o arranjo!

Eletrodoméstico avariou? Pode não ter de pagar o arranjo!

A maioria dos seguros multirriscos de habitação cobrem a reparação de eletrodomésticos em casa, no entanto, isso depende das causas que levaram à avaria.

Quais os riscos cobertos pelo seguro em caso de avaria?

Segundo a Selectra, quando um aparelho se avaria, a empresa pode assumir a responsabilidade de reparar a falha, desde que esta seja causada por:

Danos em caso de queda de um raio, incêndio ou explosão: As avarias são pagas até ao limite do capital seguro.

- Advertisement -

Tempestades: Na eventualidade de existirem ventos fortes, como tufões ou ciclones, na ordem dos 90 a 100km/h, e que danifiquem a casa e os bens, à exceção das marquises, persianas, portões e vedações.

Avarias devido a perturbações na corrente: O seguro cobre os danos resultantes de sobrecargas elétricas ou curto-circuitos.

Inundações ou rutura da distribuição da água: As ruturas causadas pela rede de distribuição de água, são pagas pela seguradora, assim como em casos de inundações originadas pela grande intensidade das chuvas.

Fatores que não fazem parte da cobertura

Apesar de o seguro multirriscos ser uma grande mais-valia em algumas situações, não cobre todas as reparações que o cliente poderá necessitar. Obviamente que isso dependerá de cada seguradora e também do plano escolhido, mas ainda assim estas são normalmente as cláusulas que não estão incluídas na maioria dos pacotes:

  • Reparações de danos estéticos, ferrugem ou corrosão devido ao desgaste;
  • Eletrodomésticos que tenham sido fabricados há mais de 10 anos;
  • Danos acidentais causados por golpes, quedas, picos de corrente ou derrame de líquidos;
  • Infiltrações consideradas “lentas” ou em caso de esquecimento de torneiras abertas;
  • Furto por familiares, empregadas domésticas ou num momento em que o prédio esteja em obras e os acessos possam encontrar-se mais vulneráveis;
  • Eletrodomésticos cujo valor de venda seja superior ao número determinado pela seguradora;
  • Se o aparelho ainda estiver sob a garantir do fabricante;
  • As garantias não cobrem danos por arranhões, deformações ou rutura de elementos não mecânicos, ou eletrónicos;
  • Se o tempo que demorar a reparar o aparelho for superior às horas estabelecidas para mão de obra, o custo terá de ser suportado pelo cliente;
  • Algumas empresas não incluem a reparação de caldeiras, aquecedores ou ar condicionados.

Eletrodoméstico avariou

Que alternativa tenho ao seguro multirriscos?

O seguro multirriscos é uma boa opção para quem queira ter no mesmo plano tanto a casa como o seu recheio incluídos, mas existem igualmente opções para quem apenas esteja interessado na proteção da vida dos eletrodomésticos.

Várias comercializadoras, como a Endesa, Gold Energy e Iberdrola, por exemplo, têm tarifas mensais destinadas apenas à reparação destes aparelhos que rondam os 4/5€ por mês e incluem a deslocação gratuita de um técnico a casa e o conserto de vários eletrodomésticos, aparelhos tecnológicos ou instalações elétricas.

Além disso, há outras empresas de manutenção e assistência, como a HomeServe, que têm outro tipo de vantagens. São eles a assistência remota ou o direito a intervenções ilimitadas, que normalmente não são abrangidos por quem contrata um seguro de multirriscos.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.