Elden Ring é um dos jogos mais populares dos últimos anos, mas se porventura estava a contar com que Nightreign fosse um segundo capítulo para o jogo, estava muito enganado. É uma coisa um pouquinho diferente.
Aqui a FromSoftware troca a exploração solitária e lenta do jogo original por sessões intensas de 45 minutos, onde a cooperação a três é uma das únicas formas realistas de sobreviver. É adrenalina pura, com bosses difíceis, builds improvisadas e um loop viciante.
É uma experiência que vale a pena!
Elden Ring: Nightreign (Review): Vale a pena?
Portanto, Nightreign divide-se em três “dias” por sessão. Os dois primeiros servem para explorar o mapa, recolher loot, melhorar equipamento e evitar zonas corruptas que só querem meter-te à porrada.
Por fim, no terceiro dia, entra o Nightlord. O boss que basicamente decide se valeu a pena o esforço.
Podes jogar sozinho, visto que o modo solo existe. Mas… Estava completamente desequilibrada na altura em que fiz a review. Agora parece estar melhor graças a algumas atualizações.
Ainda assim, a realidade é que fica a ideia de que este jogo foi feito para ser jogado em equipa.
O regresso das classes e das builds malucas!
Há oito classes (“Nightfarers”), com especializações que vão desde batedores letais a magos de suporte. Cada uma traz skills, passivas, e claro, um ultimate poderoso. Mas a verdadeira magia está nas relíquias. É aqui que a tua abordagem muda, e é aqui que a magia pode mesmo acontecer.
Vale a pena dizer que o jogo quer mesmo que experimentes e adaptes o teu estilo.
O combate mantém a alma Souls, mas é diferente. O relógio está a contar!
O sistema é familiar: stamina, dodge, parries, precisão, etc…
Mas desta vez, estás preso num círculo que vai fechando. Não há tempo para pensar, pelo menos não com muita calma. Tens de andar para a frente. Tens de evoluir.
Visual reciclado, mapa vertical e… Alguma história!
A base gráfica vem do Elden Ring original, mas o level design é mais fechado e vertical. A narrativa? Minimalista. No fundo, quase tudo vem das relíquias ou das estatísticas. Não esperes lore profundo nem cinemáticas épicas. Este jogo é para quem gosta de ambiente, não de exposição.
O único ponto fraco? A repetição. O formato roguelite obriga-te a repetir sessões, e isso tanto pode ser viciante como cansativo. Depende de ti.
Vale a pena?
Se jogas com amigos, sim. Gostas de builds criativas, sim. Queres um desafio rápido e brutal, sim.
Além disto, apesar de não ser igual, se gostas mesmo muito de Elden Rin… Óbvio que sim. Mas, se preferes explorar, perderes-te no mundo ou mergulhar numa história densa… talvez não seja para ti.
Nightreign não é uma sequela. É um quase spin-off de risco. Ainda assim, acredito que vai fazer furor.