Microsoft Edge recebe uma novidade nos PDF e um modo PiP

Existem vantagens e desvantagens em utilizarmos leitores de PDF baseados em browsers como o Edge. Por um lado, é verdade que não temos de estar a instalar aplicações adicionais. Mas nem tudo é perfeito. Um dos problemas é que por vezes podemos ter necessidade de retomar a leitura dos documentos a partir do exato local onde parámos e nos browsers isto não é possível. Ou pelo menos não era. É que a Microsoft começou a disponibilizar esta capacidade de forma faseada para os utilizadores da versão Edge Canary e Dev.

Microsoft Edge recebe uma novidade nos PDF e um modo PiP

Esta nova função permite-nos continuar a leitura a partir do exato momento onde parámos. No entanto ela não está logo ativada por defeito. Assim requer uma intervenção manual para a começarmos a utilizar.

Assim para ativarmos esta funcionalidade temos de ir a definições, cookies e permissões de sites e documentos PDF. Aí é só ativarmos a função relacionada com os documentos PDF.

Edge PDF

A função de continuar a leitura de um PDF a partir de onde parámos era uma das funcionalidades mais pedidas. Para muitos era o que os impedia de passarem a utilizar sempre o leitor de PDF do browser.

Entretanto e apesar de já estar disponível quem está na versão “normal” do Edge ainda não vai receber esta função. Isto porque como referi, por enquanto, está apenas limitada a versão Dev e Canary. No entanto, em breve, irá chegar a todos.

Mas esta não é a única novidade a estar na mais recente versão. Assim, a Microsoft adicionou um novo botão Picture in Picture. Assim quem está no Edge 93 ou superior consegue ver um pequeno botão PiP quando se passa o rato por cima de um vídeo. Se dermos um clique nele passamos a ver o vídeo deste modo.

Ao contrário da função relacionada com os PDF, este botão vem ativado por defeito. Assim não precisa de a estar a ativar nas definições.

Imagems: Leopeva64-2

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Sir Clive Sinclair: morreu o grande pai do ZX Spectrum!

Hoje é um dia triste, especialmente para quem é fã do Spectrum ou teve a sorte de conviver com este computador fantástico. É que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!