Novidade no Edge vai fazê-lo abandonar o Google Chrome!

É verdade que a Microsoft nunca acertou muito com os browsers. No entanto tudo mudou com o Edge baseado no Chromium, que é como quem diz o motor do Google Chrome. Conseguiu agarrar neste motor, otimizá-lo e criar algo que garante uma excelente experiência. Agora eis que a Microsoft confirmou que adicionou uma funcionalidade experimental ao Edge que coloca os separadores em stand-by e pode muito bem fazê-lo saltar do Google Chrome. É que funciona realmente bem e poupa muitos recursos.

Novidade no Edge vai fazê-lo abandonar o Google Chrome!

Esta função nos separadores coloca-os em suspensão e volta a ativá-los quando voltamos a eles.

Edge Google Chrome

A novidade já está disponível no canal beta e é excelente se está cansado de perder recursos por causa dos browsers. Foi introduzida com o Chromium 79 e já está a chegar ao Microsoft Edge. Entretanto e isto é o primeiro ponto de destaque, vem com um mecanismo melhorado que permite poupar ainda muito mais memória, processador e bateria. Esta última é extremamente importante para os portáteis.

Os separadores que têm estado em segundo plano serão congelados e a Microsoft afirma que desaparecem dos serviços ativos. Ou seja, é como se não existissem.

Edge Google Chrome

Vamos a valores. Assim, a utilização de memória pode diminuir em 32%. A utilização do CPU em 37%. A bateria também passa a durar mais, mas ainda não há testes que revelem números.

Claro que as melhorias no desempenho dependem sempre da configuração e utilização. No entanto, quem já experimentou sentiu todas estas melhorias como refere o site Windows Latest.

Edge Google Chrome

Há apenas uma questão a apontar e que é uma boa notícia. O Microsoft Edge não vai desativar os separadores quando estiver a ocorrer uma gravação ou uma reprodução de vídeo e áudio.

Para poder experimentar tem de instalar as builds beta do Chromium Edge e ativar a funcionalidade nas definições. No entanto, pode também personalizar ainda mais e escolher quando é que os separadores entram em hibernação. Assim, instantaneamente, depois de alguns minutos, uma hora, duas horas, ou mais. Estas versões estão disponíveis para download aqui.

A Microsoft também está a par de um problema onde alguns sites podem não funcionar quando volta a dar vida aos separadores.

Entretanto esta novidade chega aos utilizadores finais, juntamente com o Fluent Design, e otimizações no funcionamento na primeira metade de 2021.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Office: há uma nova versão para insiders e já pode descarregar!

A Microsoft lançou uma nova versão do Office para insiders e já a pode e deve descarregar. Trata-se da Build 14517.20000 e está disponível para...

Conta Google: atenção se receber este aviso pode ficar sem conta!

É muito raro conseguirmos encontrar uma pessoa que não utiliza produtos Google como o Gmail e o Google Fotos, ou que não tem uma...

Surpresa! Netflix renovou esta série para a segunda temporada!

Com o passar das várias semanas de cada mês, vamos recebendo cada vez mais projetos na Netflix. Sendo que os mesmos acabam por se...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!