Microsoft está a testar a função de ecrã dividido no Edge

A versão Canary do Microsoft Edge tem uma novidade em testes que permite dividir separadores numa única instância do browser. A funcionalidade de ecrã dividido, que foi vista pela primeira vez por Leo Varela, está disponível através de uma flag experimental dentro do Edge Canary. Uma vez ativada, a opção permite agrupar as vistas de ecrã dividido, facilitando a troca entre elas num único clique.

Microsoft está a testar a função de ecrã dividido no Edge

De acordo com Varela, a flag ainda só está disponível dentro do Edge Canary. Isto apesar de algumas pessoas referirem que esta opção está disponível no Edge Dev e Beta. Existe entretanto a possibilidade de a funcionalidade chegar a outros canais Insider como parte de um lançamento controlado.

É verdade que já conseguimos de alguma modo replicar esta funcionalidade se tivermos várias janelas do Edge abertas. No entanto a funcionalidade de ecrã dividido dentro do próprio browser é indiscutivelmente mais elegante.

O ecrã dividido dentro do Edge também resulta em menos desordem do que ter duas instâncias do Edge abertas. É assim pelo menos não temos os mesmos ícones e os botões de navegação a aparecerem duas vezes no ecrã.

A Microsoft parece estar a focar-se na capacidade multitarefas dentro do Edge. Aliás a barra lateral é um excelente exemplo disso.

No entanto nem tudo são boas notícias

O Microsoft Edge é o browser por defeito do Windows 11, mas claro que não é o único. Muitas pessoas removem o Edge do seu ambiente de trabalho. Depois optam por utilizar o Chrome, Firefox ou qualquer outro programa do género que esteja disponível para PC. No entanto um problema com o Windows 11 está a fazer com que o Edge reapareça no ambiente de trabalho do Windows depois do ícone ser removido manualmente.

Isto está a ser reportado por várias pessoas no Reddit. Assim, mesmo depois de se retirar o ícone do Edge reaparece no ambiente de trabalho. Isto independentemente de estar definido ou não como browser padrão. Alguns utilizadores relatam que o ícone apareceu várias vezes depois de ter sido removido.

Entretanto a Microsoft também já confirmou o problema como refere o site Windows Central.

Curiosamente algumas pessoas julgaram que isto seria mais uma manobra de marketing da Microsoft para as pessoas utilizarem mesmo este browser que acompanha o sistema operativo. No entanto é mesmo um bug temporário.

Apesar disto se tratar de uma falha é verdade que a Microsoft não tem olhado a meios para empurrar este browser.

Aliás se estivermos a utilizar o Edge porque acabámos de instalar o Windows 10 ou o Windows 11 e quisermos procurar por Chrome recebemos uma série de mensagens. Assim indicam que o browser da Google utiliza o mesmo sistema do Chrome. Como tal vale a pena utilizar a aposta da Microsoft.

É verdade que o Edge até está muito bom. Mas isso não significa que se pode andar a forçar a utilização a toda a hora. De facto, basta percorrermos alguns posts do Reddit para percebermos que os utilizadores do Windows estão fartos que a Microsoft lhes enfie o Edge pela garganta abaixo.

A Microsoft tem certamente o direito de anunciar o Edge, mas precisa de respeitar a escolha das pessoas que pretendem utilizar outro browser.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Intel baixa preço dos processadores em 20% (Core 12000)

No ano passado tivemos um aumento nos preços em...

Odeia o Teams? Isto vai melhorar a experiência!

A pandemia de COVID-19 já está, em grande parte,...

Temos más notícias! The Witcher pode acabar em breve…

Quando falamos em plataformas como a Netflix, temos de...

Este é o segredo para o Google Maps dar o melhor trajeto

Garantir o melhor trajeto não é uma tarefa fácil,...

Atenção! Como rescindir um contrato com fidelização!

Devido ao aumento de preços há várias pessoas que...