O mundo dos smartphones tem um grande calcanhar de Aquiles, a bateria! Sim, é verdade que as baterias estão cada vez maiores e mais poderosas, além disso, os SoCs estão também cada vez mais eficientes, no entanto, com a chegada de novas tecnologias (como o 5G), quem paga é quase sempre a autonomia.
Ao fim ao cabo, ainda se lembra dos tempos áureos da Nokia? Em que um simples telemóvel aguentava 1 semana sem ver o carregador? Hoje em dias as coisas não podiam estar mesmo mais diferentes, visto que a grande maioria dos utilizadores precisa de carregar o seu smartphone todos os dias, alguns até precisam do carregador mais que uma vez por dia.
(Smartphones) Prefere um ecrã de alta qualidade ou uma bateria de grandes dimensões?
Ainda assim, apesar de a bateria ser extremamente importante, continuamos a ver os consumidores a preferir outras coisas discutivelmente menos importantes. Como a performance do SoC, a resolução do ecrã, etc... O que levanta uma opinião, se pudesse montar um smartphone representativo daquilo que realmente quer no seu dia-a-dia, escolhia um ecrã de alta resolução com suporte a taxas de atualização altas, ou uma bateria de grande capacidade?
Afinal de contas, apesar de todos os avanços, a própria Samsung teve de limitar a resolução dos seus excelentes ecrãs AMOLED nos Galaxy S20 e Note 20 em FHD+, de forma a diminuir o consumo de bateria que um painel QHD+@120Hz iria provocar.
O que na minha opinião, é um pouco parvo… Ao fim ao cabo, nas minhas reviews às gamas S20 e Note 20, acabei por utilizar sempre o melhor ecrã do mercado numa resolução abaixo da sua especificação, porque nunca na minha vida iria viver sem os fantásticos 120Hz.
Em suma, quero saber a vossa opinião! Ecrã ou Bateria?
Valorizam assim tanto a autonomia do aparelho? Ou preferem carregar mais vezes e ter uma maior qualidade de imagem, ou maior performance no dia-a-dia?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.