Quer seja um topo-de-gama ou um gama média nenhuma smartphone escapa a situações mais complicadas. Estes problemas podem surgir devido a acidentes ou a uma utilização prolongada. Um problema notável é a ocorrência de um ecrã do Android desfocado, dificultando a visualização do conteúdo. Imagine que definiu como papel de parede uma imagem da natureza com uma paisagem muito atrativa. Mas uma mancha persistente no ecrã está a estragar toda a experiência. Apesar das várias tentativas de limpar o ecrã, a mancha não sai. Se isto acontecer, a causa principal pode ser um problema de hardware ou um simples problema de software.
Leia isto se ficou com o ecrã do smartphone Android desfocado
No que diz respeito ao hardware, o problema pode surgir devido a uma queda do telemóvel ou a problemas com os painéis LCD ou OLED. Também pode haver uma rutura entre os conectores do ecrã e a placa principal do dispositivo. Por outro lado, os problemas relacionados com o software que causam ecrãs desfocados podem surgir devido a uma ou mais aplicações específicas instaladas com problemas de compatibilidade ou erros que afectam a forma como interagem com o ecrã do dispositivo. Isto causa desfocagem quando a aplicação está ativa.
Reiniciar o dispositivo
Reiniciar os dispositivos provou ser uma técnica eficaz de resolução de problemas para várias situações ao longo do tempo e, se for confrontado com um ecrã inicial desfocado no Android, não é diferente. Se alguma vez se deparar com este problema em qualquer dispositivo Android, uma solução simples é reiniciar o smartphone. É provável que isto resolva o problema.
Atualizar o dispositivo
Se estiver perante um ecrã inicial desfocado no seu dispositivo Android e suspeitar que a culpa pode ser de uma falha de software, eis outra solução possível. É importante notar que os problemas relacionados com o hardware que causam a desfocagem do ecrã não podem ser resolvidos através de uma atualização do dispositivo. Tenha isto em mente.
Contactar um técnico
Se a desfocagem persistir no ecrã inicial e já tiver tentado um reinício básico ou descarregado e instalado a atualização de software mais recente para o seu smartphone Android, então já resolveu todos os potenciais problemas relacionados com o software que poderiam estar a causar a desfocagem. Assim há uma grande probabilidade de estar a lidar com um problema de hardware e pode precisar da assistência de um técnico.
Antes de recorrer a profissionais, efetue você mesmo uma verificação preliminar. Em condições de boa iluminação, inspecione as extremidades do ecrã para verificar se existem fissuras ou amolgadelas. Além disso, veja se há indícios de infiltração de água. A água e os ecrãs não combinam e pode estar a contribuir para a desfocagem do ecrã inicial.
Depois de efetuar esta auto-verificação, pode recorrer a um técnico.