Como deve saber, a Nintendo Switch 2 está finalmente nas mãos dos jogadores, e apesar de ser superior em (quase) tudo, o ecrã da nova consola já começa a dar que falar, e não pelos melhores motivos.
Ou seja, depois das críticas face à ausência de HDR decente e aos problemas com a taxa de atualização variável, chegou agora uma análise da Monitor Unboxed que deita ainda mais lenha para a fogueira. O ecrã é lento.
Ecrã da Switch 2 é 50% mais lento. Nota-se!
Num teste feito a 60 Hz (porque, para já, nenhum jogo suporta os 120 Hz prometidos), o tempo de resposta médio foi de 33 milissegundos. Dito isto, para quem não liga a números: é um valor pior que a Switch original, que ficava pelos 21 ms, e muito longe do que se espera de qualquer ecrã moderno. Afinal, até monitores low-cost de PC costumam ficar entre os 6 e os 20 ms.
O problema? Aparentemente, falta-lhe tecnologia Overdrive, que é hoje comum em qualquer ecrã com um mínimo de qualidade, mas que exige mais alguma energia. Algo que a Nintendo evitou para preservar a autonomia da consola, já de si afetada pelo novo ecrã de 7.9” com resolução 1080p e brilho superior face à anterior geração.
Na prática, isto traduz-se em imagens com arrasto, movimentos com pouca definição e um efeito de “blur” constante. Isto é especialmente visível em jogos rápidos ou com muita ação. Mesmo os 120 Hz, quando forem finalmente usados, pouco vão melhorar se o painel continuar sem conseguir acompanhar a velocidade da imagem.
A única solução real? É fazer tudo de novo.
Ou seja, este problema só pode ser resolvido com uma versão OLED da Switch 2, que além de melhor contraste e cores mais vivas, traria tempos de resposta muito mais rápidos.
É tudo mau?
Por agora, a única vantagem clara do novo LCD é a cobertura quase total do espaço de cor DCI-P3 (98%), bastante acima dos 79% da Switch original.
No entanto, nada disto parece estar a travar as vendas! A consola está a voar das prateleiras. O que mostra, mais uma vez, que o público da Nintendo não vive obcecado com specs. Mas para quem valoriza qualidade de imagem e fluidez, este é um ponto fraco impossível de ignorar.