EA Sports WRC – Análise (PC) – Prepare-se para apertar o cinto e fazer voar gravilha enquanto mergulhamos no mundo da WRC neste estranho ano de 2023.
O género de rally percorreu um longo caminho ao longo dos anos e, com esta última edição da série World Rally Championship, estamos prestes a embarcar naquela que é a jornada mais completa e emocionante deste desporto no mundo do gaming.
Como deve imaginar, já tive a oportunidade de experimentar este jogo há algumas semanas atrás quando tive acesso à beta, recomendo dar uma vista de olhos nesta minha First Impression para ficar com uma ideia do que achei na altura:
Entretanto, como referi nas primeiras impressões, este jogo já estava num ponto em que o poderia considerar a melhor experiência de rally que tive até à data. O que como deve imaginar, é dizer qualquer coisa acerca da qualidade do mesmo. A boa notícia é que esta opinião mantém-se depois e jogar estar versão de lançamento… Mas… Nem tudo é bom. Temos algumas questões técnicas. Vamos aprofundar um pouco mais?
Gameplay
No que toca a modos de jogo, podemos escolher entre:
- Career: este modo consiste em criar uma equipa e chegar ao topo da World Rally Championship. Temos de gerir o nosso budget, atingir objetivos propostos pelos nossos “sponsers”, contratar mais membros para a equipa (engenheiros, etc) e claro, fazer por estar sempre em primeiro lugar nas corridas.
- Championship: aqui temos a opção de escolher um condutor e carro reais e de viver esta season de 2023 da WRC, podendo jogar apenas porções ou então realizar a season inteira como o seu condutor favorito.
- Moments: é neste modo que podemos, por exemplo, ter a experiência de ser o Joe Armstrong no rally de 2022 da Estónia quando subiu ao pódio. Trata-se então da oportunidade de viver estes momentos “históricos” deste desporto.
Eventos esses que são atualizados semanalmente (nem todos estão disponíveis sem ter uma subscrição ao EA Play)
- Clubs: este modo permite que os jogadores compitam uns com os outros de forma assíncrona, ou seja, já não é necessários os concorrentes estarem on-line e na mesma lobby para competirem num rally. Isto é possível através de um leaderboard que regista os nossos tempos e vai atualizando o ranking à medida que os concorrentes vão completando as corridas, ao seu tempo.
- Quick Play: o nome diz tudo, este modo é para quem quer apenas sentir a adrenalina de competir num rally sem ter outras preocupações.
- Time Trials: o objetivo deste modo é simples, acabar as corridas o mais rapidamente possível, lutando contra os nossos próprios tempos ou descarregando “fantasmas” de outros jogadores.
- Rally School: um modo extremamente útil de compreensivo para quem quer aprender a conduzir neste contexto de rally. Isto é importante pois a maioria dos gamers está acostumado a um tipo de jogo mais arcade no que toca a corridas!
Ou seja, em que pode bater com o carro à vontade sem consequências… Este não é de todo o caso na WRC.
- Builder: o modo que mais me chamou a atenção. Sempre valorizei bastante quando um jogo de corridas me dá a chance de construir e modificar o meu próprio carro (um gosto adquirido nos meus tempos do NFS: Most Wanted 2005). Podemos alterar tudo desde elementos da carroçaria, a posição do motor no carro, os diferênciais, a caixa de mudanças, etc…
Porém, a característica mais marcante deste jogo é, sem dúvida, o manuseio impecável dos carros, aprimorando as já excelentes mecânicas presentes em DIRT 2.0. A forma com que os pneus agarram o terreno sempre sujeito a mudança (neve, asfalto, gravilha, etc), a sensação de controlo é ótima. Cada curva, cada derrapagem e cada manobra são transmitidas com uma destreza que nos coloca diretamente no banco do condutor.
Os developers parecem ter encontrado o sempre difícil equilíbrio entre realismo e acessibilidade. A direção responsiva e o DR 2.0 (Dirt Rally) Physics Engine proporcionam uma experiência de rali autêntica. Ainda assim, mantendo-se ao alcance de novatos e pilotos experientes (graças também ao modo Rally School).
É de salientar no entanto que não se trata de um jogo excessivamente realista no que toca às consequências de impactos e, por associação, à facilidade com que o nosso carro sofre danos graves. É certo que temos de ser cuidadosos, pois não sendo um jogo “arcade” o nosso carro pode ficar seriamente danificado, sendo necessárias reparações. Porém é um sistema que não é levado ao exagero, permitindo uma boa margem de erro e mantendo a experiência divertida.
Gráficos e performance
No que diz respeito aos aspetos visuais, o EA Sports WRC impressiona logo à primeira vista. Os detalhes meticulosos dos carros, os ambientes das pistas que variam entre neve, sol, chuva, etc… Tudo isto contribui para uma experiência visual impressionante em que cada percurso é capaz de transportar os jogadores para o mundo emocionante do rali.
No entanto, é impossível ignorar as questões de desempenho que afetam o jogo. A experiência é manchada por picos de lag que ocorrem nos momentos, por vezes, mais inoportunos. Quando estamos no auge de uma corrida, a tentar fazer drifts (ênfase no tentar) nas curvas mais traiçoeiras, estes picos de lag podem ser o verdadeiro obstáculo.
Esta é uma área onde a EA, infelizmente, continua a precisar de melhorar. A otimização do desempenho parece ter sido negligenciada em favor de impressionantes gráficos. Ou provavelmente de um lançamento talvez precoce (poderia ter ficado mais um mês no “forno”).
É uma pena, porque o potencial do jogo é inegável. Infelizmente, estes problemas técnicos significam que a experiência fica, por vezes, aquém do que poderia ser.
Conclusão
Na minha opinião, apesar de preferir sempre que um jogo seja lançado num estado mais otimizado. A realidade é que o mais importante e o que não pode ser resolvido num patch… é a qualidade do jogo em si e das mecânicas de condução. Mas calma! A boa notícia então é que WRC é, sem dúvida, o melhor jogo de rally que já tive a oportunidade de jogar.
Com uma quantidade bastante saudável de modos de jogo, percursos e carros (com opções de modificar os mesmos). WRC é a derradeira experiência de rally desta geração.
Assim, recomendo a qualquer gamer que seja fã de rally e, devido à existência de um tutorial tão bom, até a fãs de jogos de corrida arcade que sempre tiveram a “pulga atrás da orelha” para experimentar algo mais realista.