É seguro usar o smartphone enquanto o carrega?

O ponto fraco dos nossos aparelhos eletrónicos é quase sempre o mesmo… A sua autonomia! Especialmente quando falamos do smartphone, que apesar de todos os anos ficar mais poderoso, também parece cada vez mais sedento por energia elétrica.

É exatamente por isto que muitos utilizadores optam por utilizar o seu smartphone enquanto este carrega, visto que é uma ferramenta essencial para o seu dia-a-dia. Mas será que isto é seguro?



É seguro usar o smartphone enquanto o carrega?

smartphone carrega

Portanto, as baterias são essenciais, mas apesar de terem evoluído bastante, ainda não é possível carregá-las tão rapidamente quanto muitos utilizadores desejariam. O que levanta uma questão… É seguro usar o telemóvel durante o carregamento? Especialmente agora que temos tecnologias de carregamento rápido capazes de chegar aos 120W?

Sim! Não é aconselhável para a bateria do aparelho, mas é perfeitamente seguro para o utilizador. Contudo, talvez seja boa ideia seguir as seguintes sugestões:

  • Utilize o carregador que veio com o smartphone, ou pelo menos um carregador de confiança, bem como um cabo de qualidade. Se utilizar um carregador de marca branca, as coisas podem correr mal.
  • Os smartphones são… bem… Smart. Por isso, quando chegam aos 100%, o carregamento para e o telemóvel fica a funcionar apenas e só através do carregador. Quando desligar o cabo, volta a servir-se da bateria. Dito isto, é sempre boa ideia manter a percentagem de bateria entre os 40% e 80%. Não deixe que o nível de carga chegue aos 0%! E também não precisa de esperar pelos 100%.
  • Com tudo isto em mente, quando utiliza o smartphone durante o carregamento, o mesmo irá aquecer mais do que o normal. Porque além do aquecimento consequência do carregamento, tem também o aquecimento dos componentes em utilização, como o SoC. Tente não abusar desta prática. (pode ser boa ideia remover a capa!)

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também