Andamos a falar disto há bastante tempo, mas parece que o despertador começou finalmente a tocar. Está na hora de dizer adeus às velhas Palavras-Passe (Password) para começar a adotar as novas Passkeys.
É o fim das passwords! Está na hora de adotar as Passkeys!
Portanto, durante muitos e longos anos, sempre que foi necessário entrar numa qualquer conta, utilizou o seu nome de utilizador e uma password, que poderia ser forte ou fraca. Mais tarde chegaram novos métodos de autenticação, mais seguros, mas nunca muito práticos. A autenticação por dois fatores é um exemplo perfeito disso mesmo.
Dito isto, as passkeys são o caminho para o futuro, e por isso mesmo, a Google decidiu torná-las numa solução muito mais abrangente.
Para quem não sabe, as passkeys funcionam segundo um princípio muito simples. Utilizam a impressão digital, a digitalização facial ou o PIN do seu dispositivo móvel de eleição, para proceder à autenticação.
A plataforma (site) ou o fornecedor de serviços tem a chave pública armazenada e uma chave local privada é armazenada no já mencionado dispositivo. Estas chaves estão relacionadas, mas não são idênticas. O sítio Web ou o fornecedor de serviços envia uma consulta ao autenticador e este resolve a consulta utilizando a chave privada. É um método simples e seguro.
Claro que não é infalível, visto que as chaves de acesso ainda estão em risco. Porém, é um sistema muito mais seguro, especialmente quando consideramos as passwords mais comuns do planeta. Que são sempre… Ridículas. Isto vai tornar todo o ecossistema mais seguro.
Em suma, a Google vai fazer uma grande aposta na implementação do sistema em todas as suas plataformas, e claro, o resto do mercado deve ir logo a seguir, pelo mesmo exato caminho.