Como é que a Samsung continua a liderar? Ora pois bem, a discussão repete-se ano após ano, especialmente depois de tantas outras fabricantes já terem desaparecido do mercado. Ora, a HTC desapareceu, a LG saiu de cena, a Sony continua mas completamente desvairada, a Huawei também levou com um travão no ocidente, e por enquanto ainda temos uma Google Pixel a aprender como se faz.
A Xiaomi e companhia crescem, finalmente a bom ritmo, mas tropeçam na qualidade de software e confiança a longo prazo. No meio disto tudo, a Samsung continua no topo. Porquê? Não porque seja sempre a melhor em tudo, mas porque raramente é má em algo importante.
A qualidade continua lá, apesar de a inovação ter ficado para trás.
A fórmula da Samsung?
A Samsung vende segurança e estatuto. No fundo, a mesma coisa que a Apple faz com o iPhone, mas de uma forma um bocadinho diferente.
Ou seja, quem compra um Galaxy sabe ao que vai, especialmente nos tempos que correm, em que até um Galaxy de gama baixa ou gama média tem imensa qualidade. (Mesmo que não sejam os melhores em tudo na sua gama de preços)
Ecrãs de primeira, atualizações longas, rede de assistência que existe no mundo real, integração sólida com wearables, tablets e PCs. Para o consumidor comum, a segurança vale quase sempre ouro.
Está em todo o lado!
A marca está em todo o lado.
Operadoras, retalho, campanhas, parcerias, etc…
Há sempre um Galaxy em promoção, há sempre um vendedor que conhece o produto. A Samsung não falha no básico, e como tal, continua bem sentadinha no trono de líder de mercado.
Software há muito que deixou de ser um problema!
Hoje em dia, a grande maioria dos smartphones de topo usam o mesmo exato hardware. Onde estão as diferenças? No design, qualidade de construção, e claro, no software.
A Samsung faz isto tudo bem. Sim, é verdade que o design já não muda grande coisa de ano para ano. Mas o software está num nível incrível de qualidade, fluídez, e acréscimo de funcionalidades que o Android base não tem. Além disso, são aparelhos que duram nas mãos de qualquer pessoa.
Infelizmente, apesar de grandes melhorias ao longo dos anos, não podemos dizer o mesmo das rivais.
Onde a Samsung falha?
Nem tudo é perfeito, como seria de esperar.
A bateria está parada no tempo em toda as gamas Galaxy, e as câmaras também gritam por hardware mais poderoso, e um processamento mais bem pensado.
Ainda assim, a realidade é que o Ultra da Samsung é sempre considerado como a bandeira do ecossistema Android. Por mais críticas que existam, sempre que é lançado um novo smartphone, a comparação é feita com um Galaxy S Ultra, seja ele qual for.
É por isto que a Samsung lidera:
- Consistência e suporte prolongado
- Rede global de vendas e assistência que funciona
- Ecossistema alargado com wearables e tablets de qualidade
- Experiência “boa em tudo” que evita arrependimentos
Mas pode não durar para sempre:
- Muitos modelos parecem parados no tempo
- Subida de preços sem subir valor real
- Descurar a imagem de marca ao copiar decisões da Apple sem benefício claro para o utilizador
Conclusão
A Samsung é rainha do Android porque o consumidor comum quer paz e sossego.
Longe vão os tempos em que o consumidor queria ter especificações mais poderosas no papel só porque sim. Ou design de se lhe tirar o chapéu. As pessoas querem tirar o telefone da caixa e viver descansado durante quatro ou cinco anos. Não precisa do melhor zoom do mundo, nem da skin mais pura, nem da bateria recordista. Precisa de tudo suficientemente bom, hoje e amanhã.
🔥 Este artigo foi útil?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!