Preços da Steam Deck disparam e isso indica o caminho futuro da Steam Machine. É muito provavelmente hardware DoA (Dead on Arrival).
Como seria de esperar, a comunidade do mundo do gaming está em absoluto estado de choque com a última e inexplicável decisão da Valve. Ou seja, conhecida mundialmente por ter revolucionado o mercado das consolas portáteis com preços honestos e agressivos, a empresa de Gabe Newell decidiu rasgar o guião e enfiar uma facada profunda na carteira dos jogadores. Isto a partir de uma consola baseada em hardware de 2022.
Ou seja, sem qualquer aviso, a Valve aumentou os preços da Steam Deck de forma brutal, empurrando o modelo topo de gama com ecrã OLED para muito perto da barreira proibitiva dos 1 000 euros. O que, claro está, significa que a outra consola, que ainda não foi lançada… vai ultrapassar, provavelmente por muito, esse valor.
O fantasma da escassez de RAM e o adeus ao hardware acessível?
Sempre fui um dos maiores defensores da Steam Deck e perdi a conta às vezes que a recomendei aqui no site ao longo dos últimos anos. De facto, comprei uma, mesmo tendo em conta que o tempo para jogar já não é o mesmo de outros tempos.
Mas o cenário atual mudou de figura com esta subida drástica de custos, alegadamente motivada pela grave escassez de memória RAM que está a encarecer as linhas de produção. Não há volta a dar! Pagar quase mil euros por uma consola portátil com o nível de performance atual da Steam Deck é algo completamente absurdo e impossível de defender.
O pior de tudo é que este aumento absurdo na Steam Deck acende todos os alarmes vermelhos relativamente ao próximo grande projeto da empresa: a muito aguardada Steam Machine. Se os rumores iniciais já apontavam para que a nova consola de sala custasse “mais do que uma consola tradicional”… com muita boa gente a apontar para os 1 000€, eu diria que o valor vai ser bastante mais alto. Provavelmente algo à volta dos 1 300 ou 1 400 euros. Um valor que mata a consola logo à nascença, porque ninguém vai dar esse valor por uma consola quando já consegue comprar um bom PC.
Não há mercado para isto. Isso é uma pena!
A Steam Machine é um projeto muito interessante, porque seria uma espécie de fusão entre o mundo das consolas e o PC Gaming. Algo que até poderia fazer mais sentido do que tudo aquilo que a Microsoft quer fazer com o futuro da Xbox.
Mas, com estes valores em cima da mesa, é um sonho que não vai dar em nada, infelizmente.
De facto, isto também mete medo para tudo aquilo que pode acontecer com a PS6 e a nova Xbox. Será que nem a Microsoft e a Sony são capazes de fugir a estes preços? É que eu não acredito em consolas de 1 000€. Seria o “matar” de todo o ecossistema.





