O DS Nº8 é o novo elétrico da marca premium francesa que já tínhamos visto ao vivo no final do ano passado. Mas além de novo, é também um automóvel que tenta ser diferente de tudo o resto. Podemos até dizer que se recusa a ser catalogado. Não é bem um SUV, mas também não é uma berlina clássica.
Porém, junta o melhor destes dois mundos! Temos conforto refinado, condução suave e uma autonomia que mete respeito. Três coisinhas que são chave, e que estão presentes em todas as versões do DS Nº8.
DS Nº8 (2026): não é SUV, não é berlina, mas tem presença! Sente-se especial!

Portanto, a base é a plataforma STLA Medium da Stellantis, a mesma que vai suportar o futuro Lancia Gamma, e marca o início de uma nova fase para a DS, que agora com uma nova nomenclatura para os seus modelos. Preço começa a nos 59 mil euros.
Autonomia até 750 km graças a uma aerodinâmica incrível!
São três versões disponíveis do DS Nº8, todas elas com consumos médios entre 15 e 16kWh/100km:
- FWD 230 (230 cv, tração dianteira, 550 km de autonomia)
- FWD Long Range 245 (240 cv, tração dianteira, 750 km de autonomia)
- AWD Long Range 350 (350 cv, tração integral, 664 km de autonomia)

Em termos de condução, o destaque vai para o conforto e silêncio a bordo.
Todas as versões do novo DS são extremamente confortáveis, mas a versão de topo conta com suspensão DS ACTIVE SCAN, que ajusta os amortecedores em tempo real consoante o estado do caminho à sua frente.
O coeficiente aerodinâmico (Cx) é de 0,24, o que é incrível, embora atrás do IONIQ 6 (0,21).
Performance sólida, com aceleração e velocidade controladas!
As performances são equilibradas:
- 0-100 km/h em 7,7s (230 cv), 7,8s (245 cv) e 5,4s (350 cv)
- Velocidade máxima de 190 km/h em todas as versões
Design aerodinâmico que também tem bagageira gigante!
Com 4,82 metros de comprimento, 1,90 m de largura e 1,58 m de altura, o Nº8 posiciona-se entre o extinto DS9 e o atual DS7 (que também nos impressionou em estrada no final do ano passado). É um automóvel que tem puxadores embutidos, grelha ativa, jantes otimizadas e baixos carenados. Tudo a pensar na aerodinâmica, que por sua vez faz com o que o automóvel se sinta ágil e controlado em estrada, e claro, ajuda (muito) na autonomia.
É curioso, mas um simples detalhe nas jantes pode oferecer até mais 5 quilómetros de aunomia.
A verdadeira surpresa está na bagageira!
620 litros de capacidade, superando a maioria das berlinas e até muitos SUV. A juntar a isso, os bancos traseiros são rebatíveis em três partes (40:20:40).
Equipamento digno de um topo de gama alemão!
O DS Nº8 oferece de tudo:
- Bancos dianteiros e traseiros aquecidos e ventilados (com massagens e ar quente no pescoço)
- Head-up display
- Visão noturna com deteção de pessoas e animais a 300 m
- Espelho retrovisor digital
- Sistema de som Focal com 14 altifalantes e 690 W
- Faróis LED matriciais com alcance até 400 m
- Bomba de calor de série
- Assistente de condução com ultrapassagem automática (ativada pelo pisca)
Conclusão: um elétrico premium com autonomia real e foco no conforto!
Podemos dizer que este é um daqueles carros em que entra, conduz 3 ou 4 horas, e pura e simplesmente não vai sair agarrado às costas. isto porque, o conforto é de facto um dos pilares da DS, e aqui sente-se em pleno.
Dito tudo isto, fica a ideia de que a DS não quer competir com os SUVs tradicionais que inundaram o mercado ao longo dos últimos anos. Ou seja, a marca quer oferecer algo de diferente. Uma alternativa pensada para quem quer exclusividade, conforto e muita autonomia. Tudo isto sem abdicar de estilo ou equipamento topo de gama.
Em suma, é um automóvel a ter debaixo de olho.
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