Dropbox passwords: gestor de passwords acaba de ficar grátis!

Até aqui era algo que apenas estava ao alcance de quem pagava uma conta neste serviço de alojamento de ficheiros. No entanto, agora foi revelado que mesmo as pessoas com o plano básico e gratuito podem deitar a mão ao gestor de palavras-passe Dropbox Passwords. Foi algo introduzido em Agosto do ano passado para competir com aplicações como o 1Password (que eu por acaso utilizo e gosto muito).

Dropbox passwords: gestor de passwords acaba de ficar grátis!

A versão grátis do Dropbox Passwords disponibiliza a mesma funcionalidade de encriptação que encontramos na versão paga. Isto significa que ninguém vai conseguir deitar a mão às palavras-passe e logins. Para além disso e para tornar tudo mais simples, pode aceder a tudo através de uma extensão para o seu browser ou da aplicação no computador ou dispositivos móveis. É exatamente o que faz o 1Password. Entretanto quando visitar um determinado site ou serviço que está registado o Dropbox Passwords preenche logo todos os dados.

Dropbox passwords

Mas não falta nada na versão grátis?

Bem, faltar não falta, mas há limites. Com a aplicação associada ao plano grátis só pode armazenar 50 passwords. Embora possa parecer pouco, o Dropbox afirma que deverá ser mais do que suficiente. Entretanto, quem quiser mais terá de subscrever, por exemplo, o plano Plus. Mas há mais uma limitação. É que os utilizadores “grátis” também estão limitados a sincronizarem as passwords com até três dispositivos. Aqui até acho mais que suficiente. Na maioria dos casos as pessoas têm um desktop, um portátil e um smartphone, ou um portátil, um smartphone e um tablet. Assim, este limite parece-me suficiente. Lembro que quem tem a versão Plus pode sincronizar com o número de equipamentos que quiser.

Dropbox passwords

Numa altura em que todos queremos poupar esta é sem dúvida uma boa notícia. Para além disso é importante termos um bom gestor de passwords, que não só permita guardá-las, como gerá-las. É que normalmente as passwords geradas por estas aplicações são muito fortes e como tal difíceis de ultrapassar.

Para além de tornar grátis o gestor de passwords, a Dropbox anunciou uma nova funcionalidade. Assim, vai permitir partilhar uma password de forma segura com qualquer pessoa. Não se sabe ainda como é que este sistema vai funcionar. No entanto, chega em Abril.

E se eu precisar de mudar para uma conta Plus? Quanto é que isso me vai custar?

Dropbox passwords

Bem, nessa caso, terá de pagar mensalmente 11.99 Euros. Mais informações aqui. Entretanto também pode optar por pagar anualmente. Aí o preço fica 119 Euros e é como se ficasse a pagar 9.99 Euros mês.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também