Não há empresa chinesa que escape à mão americana. Depois dos problemas criados à Huawei há outra gigante chinesa que está em maus lençóis. Falo em concreto da DJI, muito conhecida pelos drones e também pelos gimbals.
Estados Unidos deixam os drones da DJI em maus lençóis!
Ora o Departamento do Tesouro americano colocou esta e outras sete empresas numa lista que impede que as mesmas recebam qualquer investimento norte-americano.
Esta revelação foi feita esta semana mas não foi propriamente uma surpresa. É que já existiam informações de que isto poderia acontecer.
Lembro que a DJI é muito famosa em todo o mundo pelos equipamentos que produz. Temos os drones como os Mavic ou então os Gimbals como o Osmo Mobile 5.
Os problemas com a DJI já começaram no ano passado
De facto, em Dezembro do ano passado, a DJI foi colocada na lista de entidades, tal como está a Huawei. Logo à partida impede que as empresas americanas forneçam tecnologias à DJI a menos que tenham autorização para o fazer.
Entretanto, a nova medida, bloqueia agora os investidores americanos de comprarem ou venderem acções da empresa.
No entanto e apesar de tudo isto, a DJI pode continuar a vender os seus produtos em território americano. Isto ao contrário do que aconteceu com a Huawei que foi impedida de o fazer.
Muitos esperavam que com a saída de Trump as coisas se tornassem mais calmas para as empresas chinesas e muitas perseguições chegassem mesmo ao fim. No entanto, isto não aconteceu e a maioria das medidas aprovadas por Trump continuam mantidas pelo governo de Biden.
Resta agora sabermos se os Estados Unidos vão apertar ainda mais o cerco e impedir a venda em solo americano, ou não.
Entretanto e apesar da DJI ainda não ter comentado o caso, podemos muito bem ir buscar as palavras do ano passado. Nessa altura este fabricante referiu que não fez nada para estar sujeita a estas sanções.