Não conhece a Dreame? Estamos a falar de uma fabricante Chinesa, que ainda é praticamente desconhecida no nosso mercado, mas que anda a dar que falar em vários outros mercados.
Aliás, a Dreame tem vindo a ganhar terreno no mercado dos aspiradores robô ao longo dos últimos anos, e até já conseguiu meter a gigantesca rival iRobot em contrapé. O recente X50 Ultra é a prova disso.
Estamos a falar do novo topo de gama da marca, com tecnologia que a concorrência vai ter de suar para igualar. Sim, já o testámos a fundo.
Dreame X50 Ultra – Potência e engenharia de topo
O X50 Ultra chega com um motor TurboForce de 6.ª geração que oferece até 20.000Pa de sucção.
Parece exagero, mas na prática significa que apanha de tudo, desde pó fino até areia, pelos de animais e migalhas mais pesadas. Mas não é só de potência que se faz este aspirador.
O novo sistema DuoBrush, dois rolos que canalizam os cabelos para um dos lados, é uma evolução que não parece nada de especial, mas que muda o jogo. Resultado: menos cabelos ou pelos emaranhados, limpeza mais a fundo, e manutenção mais facilitada quando quiser limpar o seu robô.
Entretanto, nos testes, foi exímio tanto em pavimentos duros como em carpetes. Mas o melhor foi mesmo a captura de pelos do meu cão de fila de São Miguel. Incrível.
Em testes independentes, em tapetes ou alcatifas, atingiu 83% de eficácia quando a média do mercado é 75%.
Vai onde outros não chegam!
Um dos pontos mais impressionantes é a capacidade de ultrapassar obstáculos até 42 mm graças às pernas retráteis com amortecedores. O que claro está, significa que passa facilmente por desníveis, calhas de portas e tapetes grossos.
Além disso, o LiDAR retrátil é outro trunfo. Ao manter a navegação precisa, ao mesmo tempo que o deixa ágil, visto que a câmara baixa a altura para apenas 8.9 cm, de formaa limpar debaixo de móveis onde outros modelos não entram.
Mopa inteligente e manutenção automática!
O X50 Ultra não é só um aspirador, é também um mopa robô de alto nível.
Ou seja, usa duas mopas rotativas com controlo eletrónico de água, e tem um sistema que estende as mopas para limpar cantos e rodapés com mais eficácia. Entretanto, quando deteta carpete, levanta as mopas ou até as deixa na base para evitar molhar. (Esta é uma das grandes queixas dos consumidores neste tipo de produto! A Dreame pensou nisso).
Vale a pena salientar que a base lava as mopas com água quente a 80°C, seca com ar quente, esvazia o depósito de pó e enche o de água.
Navegação e inteligência artificial!
Combinando câmara, luz estruturada 3D e IA treinada para reconhecer 200 objetos, o X50 evita obstáculos com grande precisão.
Mapeou a parte de cima da minha casa em meros minutos, reconheceu objetos, e facilmente repara em pequenas mudanças. Dito isto, a aplicação é uma das mais completas do mercado, com zonas virtuais, agendamento avançado, integração Matter, widgets e até controlo por smartwatch.
É até possível pedir ao robô para encontrar e mostrar os teus animais de estimação pela câmara. Ou utilizar essa mesma câmara como um segurança em live stream.
Pontos menos positivos?
A autonomia é boa, mas não bate recordes. E claro, o preço… cerca de 1500€ em Portugal. Não é para todas as carteiras, embora esteja alinhado com outros modelos flagship.
- Nota: Por vezes está em promoção a valores mais apelativos.
Veredicto
O Dreame X50 Ultra é muito provavelmente o aspirador robô que deves comprar, caso o dinheiro não seja o maior obstáculo.
Afinal, tempo é dinheiro, e aqui vai de facto poupar tempo a sério. Este é o robô a ter debaixo de olho.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!