Atenção aos downloads porque este vírus apaga tudo!

Há uma nova ameaça muito perigosa que está a ser distribuída com software pirateado, geradores de chaves e outras apps que contêm adware e que curiosamente tenta manchar a imagem de investigadores de segurança bem conhecidos e até do famoso site Bleeping Computer que é uma referência no que diz respeito à segurança informática. De facto, começamos a assistir a coisas bem diferentes no mundo do malware onde realmente vale tudo. Posto isto, atenção aos downloads porque o novo vírus apaga mesmo tudo e não dá para recuperar.

Atenção aos downloads porque este vírus apaga tudo!

Esta ameaça consiste num ransomware que limpa os dados do seu computador. Chama-se Azov Ransomware e como referi acima diz que foi criado por um investigador bem conhecido e que o site Bleeping Computer está envolvido na operação. A nota de restage chamada RESTORE_FILES.txt diz que tudo isto se deve ao facto dos países não estarem a fazer o suficiente para ajudarem a Ucrânia na Guerra contra a Rússia. Claro que isto é apenas uma desculpa e na realidade não se deve a nada disto.

A nota de resgate diz às vítimas para contactarem o site BleepingComputer, MalwareHunterTeam, Michael Gillespie ou Vitali Kremez no Twitter para recuperarem os ficheiros. Ou seja, insinuam que estas pessoas fazem parte desta operação de ransomware.

downloads vírus
Fonte: Bleeping Computer

Mas o que é que isto significa?

Como o site Bleeping Computer nem as outras pessoas são responsáveis por esta ameaça não existe na realidade ninguém que possa ser contactado para se desencriptar os ficheiros. Assim esta ameaça não é propriamente ransomware mas sim um vírus destrutivo que apaga tudo o que temos no disco.

Seja como for isto não invalidou que muitas pessoas começassem a contactar este site numa tentativa de recuperarem os ficheiros.

Outra prova de que isto não está em nada relacionado com a Ucrânia é que há várias organizações neste país afetadas por esta ameaça.

Esta não é a primeira vez que os criminosos tentam incriminar investigadores de segurança pelo seu malware.

Como é que esta ameaça entra no computador?

Aparentemente está a ser distribuída através de uma botnet de malware chamada Smokeloader. Entretanto chega às pessoas que recorrem ao download de cracks, geradores de chaves e outro software pirateado.

Fonte: Bleeping Computer

Entretanto o site Bleeping Computer refere que se ficou infetado com esta ameaça muito provavelmente ganhou outra como brinde. Por esse motivo não é má ideia mudar as passwords de todas as contas que tem online.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

Anda a ver CAPTCHAs a toda a hora? Esta é uma das razões!

Se utiliza uma rede privada virtual (VPN) enquanto navega ou para aceder a streaming, é provável que resolva mais CAPTCHAs do que gostaria. O...

Tem a certeza que está a utilizar o para-sol de forma correta?

A utilização de um para-sol quando estaciona sob luz solar direta é uma forma fácil, económica e comprovadamente eficaz para combater o calor e...

Estas são as causas da baixa pressão do óleo no seu automóvel!

A maioria das pessoas sabe que o óleo é um componente vital para os motores de combustão interna que alimentam a maioria dos nossos...

Pixel 9 – Afinal… Revolução ou mais do mesmo!?

No mercado atual de smartphones, é muito mais comum ver as fabricantes a apostar em atualizações incrementais, em vez de novidades realmente inovadoras e...

Cinco anos de prisão devido à IPTV: autoridades à caça! 

Os gastos mensais não param de aumentar para milhares de portugueses. Afinal de contas todos os serviços estão de uma forma geral mais caros...

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados