Quinta-feira, Julho 10, 2025

Viroses dispararam mas esta dose de Brufen pode ser perigosa!

Com a chegada do verão e o tempo mais instável, as viroses respiratórias estão a disparar. Febres, dores no corpo, mal-estar geral há cada vez mais pessoas a recorrer a medicamentos como o Brufen para aliviar os sintomas. Mas há algo que muitos ignoram: ultrapassar uma certa dose de ibuprofeno pode colocar seriamente a sua saúde em risco. Sim, uma dose de Brufen (nome comercial do ibuprofeno) é eficaz para baixar a febre e aliviar dores. Mas usar em excesso ou de forma errada pode ter consequências graves. Até irreversíveis.

Não ultrapasse esta dose de Brufen!

Por impulso ou desespero, há quem tome dois comprimidos de uma vez. Ou mesmo combine diferentes marcas. Isto sem pensar duas vezes. E é aí que reside o perigo. Tomar mais de 800 mg de ibuprofeno de uma só vez, sem orientação médica, pode ser perigoso e até fatal.

Estamos a falar de riscos como:

  • Convulsões
  • Queda abrupta da tensão arterial
  • Danos no fígado ou rins
  • Em casos extremos, coma

E o pior: estes efeitos não surgem apenas com doses absurdas. Mesmo tomar 600 mg várias vezes por dia, sem pausa, já pode ser suficiente para causar problemas, especialmente se o fizer durante vários dias.

Casos reais que servem de alerta

Um estudo recente referiu o caso de um jovem de 17 anos que sofreu falência de órgãos múltiplos depois de abusar de ibuprofeno durante dias. Noutro caso, uma mulher quase perdeu a vida após ingerir centenas de comprimidos ao longo de poucas semanas. Pode parecer extremo, mas a automedicação está a levar cada vez mais pessoas às urgências e muitas vezes por ignorância.

O que deve saber para se proteger

A dose máxima segura para adultos saudáveis é normalmente de 400 mg de 8 em 8 horas e mesmo isso não deve ser prolongado sem supervisão médica.

O ibuprofeno nunca deve ser tomado durante mais de 10 dias seguidos sem consultar um profissional de saúde.

Se tiver hipertensão, problemas cardíacos ou renais, o risco é ainda maior. Após uma cirurgia cardíaca, por exemplo, o ibuprofeno é completamente desaconselhado.

Evite misturar com álcool ou outros anti-inflamatórios, pois isso potencia os efeitos adversos.

Nova IA descobre problemas cardíacos e risco de quedas, já viu o que o telemóvel está a fazer ao seu coração? (não é bom)

Em caso de virose: o que fazer?

Entretanto se tem sintomas gripais, febre ou dores musculares, o mais importante é:

  • Descansar bem
  • Manter-se hidratado
  • Tomar a dose mínima necessária de Brufen ou outro antipirético, e por poucos dias apenas
  • Consultar o médico se os sintomas durarem mais de 3 dias ou se tiver condições pré-existentes

Em resumo:

Mais viroses = mais febres = mais Brufen. Mas também mais riscos se não tiver cuidado.

Cuide da sua saúde e não caia no erro de achar que “mais comprimidos = mais alívio”. Pode ser exatamente o contrário.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também