Muitas pessoas não conseguem adormecer num quarto completamente silencioso. Seja o ruído branco de uma aplicação, os sons da chuva ou até a televisão a murmurar em fundo, há algo de reconfortante em ter som ambiente durante a noite. Mas será que dormir com a TV ligada é uma boa ideia?
Dormir com a TV ligada? Veja porque isso é pior do que pensa!
Se já adormeceu a ver um filme ou se faz disso rotina diária, talvez esteja na altura de reconsiderar. Embora possa parecer inofensivo, manter a televisão ligada durante a noite pode estar a custar-lhe mais do que pensa. Isto tanto a nível financeiro como de saúde.
Quanto custa dormir com a televisão ligada?
Pode parecer um detalhe irrelevante, mas deixar a televisão ligada durante as 7 ou 8 horas de sono tem impacto na conta da luz. Usando um exemplo comum: uma televisão LED entre 49 e 59 polegadas com consumo médio de 74W, ligada durante 8 horas por noite, custa cerca de 2,60 a 3 euros por mês. Isto com base em preços médios de eletricidade.
Pode parecer pouco, mas se somarmos esse valor aos restantes equipamentos que também ficam ligados sem necessidade (como carregadores ou box de TV), o total ao fim do ano torna-se bem mais significativo.
Quer poupar? Use o temporizador da TV para desligar automaticamente ao fim de 1 hora. Só isso pode reduzir o custo mensal para menos de 30 cêntimos.
E os efeitos no sono? Mais sérios do que imagina
Para além do impacto económico, dormir com a televisão ligada pode afetar a qualidade real do seu descanso. Segundo especialista, o estímulo contínuo de luz e som durante a noite:
- Reduz a produção de melatonina, a hormona que regula o sono;
- Interrompe ciclos de sono profundos, mesmo que não acorde completamente;
- Pode contribuir para défices de memória, tensão arterial elevada e aumento do risco de doenças metabólicas a longo prazo.
A luz azul emitida pelos ecrãs é especialmente nociva: engana o cérebro, fazendo-o pensar que ainda é de dia o que dificulta o adormecer e piora a qualidade do sono.
Está a encurtar a vida útil da sua televisão
Sabia que os televisores modernos têm uma vida útil média de 40.000 a 60.000 horas? Parece muito, mas se deixar a TV ligada todas as noites durante 8 horas, está a gastar quase 3.000 horas por ano só enquanto dorme.
Em pouco tempo, isso traduz-se em imagem menos nítida, brilho mais fraco e até problemas no ecrã. E claro, um dia vai precisar de trocar o aparelho mais cedo do que esperava.
Conclusão: vale mesmo a pena?
Se o som da televisão o ajuda a relaxar, talvez não precise de a eliminar totalmente mas pode fazer ajustes simples:
- Use o temporizador da TV ou da Netflix para desligar após 1 hora;
- Baixe o brilho e ative o modo Eco/Energia;
- Experimente alternativas como sons ambientes, que consomem menos energia e têm menor impacto na saúde.
Dormir com a TV ligada parece inofensivo, mas o custo para a sua carteira, saúde e tecnologia pode ser maior do que imagina. Talvez esteja na altura de desligar… e dormir melhor.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!