Após eclipse dores nos olhos é o termo mais procurado na Google

O último eclipse solar total que cobriu o território continental dos EUA deixou para trás uma enorme quantidade de pessoas que relataram dores nos olhos. Todos sabemos que não é boa ideia olhar diretamente para o sol, mas as regras mudam um pouco durante um eclipse solar. Com a proteção adequada dos olhos (óculos especiais para eclipses) e alguns cuidados, é possível ver o eclipse solar total em segurança. No entanto, como mostram os dados do Google Trends, não foi esse o caso para toda a gente.

Após eclipse dores nos olhos é o termo mais procurado na Google

As pesquisas por “os meus olhos doem” na Google registaram um grande aumento com volumes de pesquisa que quadruplicaram facilmente os valores médios do ano passado. Estas horas coincidem com a altura em que o eclipse solar estava a passar pelo território continental dos EUA, começando na parte mais a sul do país e continuando pelo Canadá. Pesquisas semelhantes para tópicos como “Porque é que o eclipse faz doer os olhos?” e “Porque é que os meus olhos estão sempre a lacrimejar?” também aumentaram após o eclipse solar.

- Publicidade -

Por estado, as pesquisas foram mais elevadas em Vermont, Virgínia Ocidental, Michigan, Ohio e Indiana. Desses estados, apenas um (Virgínia Ocidental) não estava, pelo menos parcialmente, no caminho da totalidade. No entanto, tenha em atenção que os principais estados estão constantemente a mudar à medida que os dados do Google Trends evoluem.

Porque é que as pessoas estão a pesquisar “os meus olhos doem” após o eclipse solar total?

Provavelmente por falta de conhecimento sobre quando e como é seguro olhar para o fenómeno. De acordo com o Observatório Solar Nacional (NSO), só se pode olhar para o Sol durante um eclipse solar total sem proteção ocular quando a totalidade é total. Se houver apenas um por cento do sol visível, não se trata de uma totalidade completa, o que pode danificar os olhos. Além disso, a totalidade dura apenas um curto período de tempo.

“Durante a totalidade, pode ver o Sol sem proteção ocular adequada, como óculos solares”, explica o NSO. “Mas durante todas as outras fases do eclipse, só deve olhar para o Sol quando os seus olhos estiverem protegidos”.

Separadamente, uma recolha de última hora expôs que alguns óculos de proteção contra o eclipse estavam “potencialmente a não cumprir as normas de segurança”. Foram vendidos na Amazon, o que significa que as pessoas poderiam tê-los comprado sem saber em vários estados, acreditando que os óculos eram de proteção. A utilização de óculos de sol ou de qualquer outro tipo de óculos de eclipse defeituosos não protege do sol, o que pode causar dores nos olhos.

Esperemos que tenha conseguido ver o eclipse sem dores nos olhos e que tenha tirado algumas fotografias de mau gosto. Se tiver dores persistentes nos olhos, é provavelmente uma boa ideia contactar um profissional de saúde em vez de procurar no Google.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.