Se sofre de dores lombares frequentes ou quer simplesmente evitá-las, há uma solução simples, gratuita e ao alcance de todos: caminhar. Sim, algo tão básico como uma boa caminhada pode ser a chave para tratar e prevenir as dores nas costas. Isto mesmo que seja a um ritmo calmo.
Sabe quanto tem de andar para não ter dores nas costas?
Uma investigação recente levada a cabo na Noruega concluiu que pessoas que caminham mais de 78 minutos por dia têm um risco significativamente mais baixo de desenvolver dores lombares crónicas. E quanto mais tempo andarem, maior é a proteção.
Movimento antes de cadeiras ergonómicas
As dores lombares são uma das principais causas de incapacidade em todo o mundo. E, ao contrário do que muitos anúncios querem fazer crer, não é uma nova cadeira ergonómica que vai resolver o problema. A ciência mostra que o movimento regular é o melhor remédio.
As recomendações médicas já apontavam para a prática de atividade física como forma de lidar com dores nas costas. No entanto, só agora começa a ganhar força a ideia de que caminhar em particular pode ser a chave para a prevenção.
78 minutos por dia fazem a diferença
Num ensaio clínico anterior, ficou provado que caminhar 30 minutos por dia, cinco vezes por semana, ajuda a controlar dores lombares já existentes. Mas o novo estudo norueguês vai mais longe: mostra que andar entre 78 e 100 minutos por dia pode reduzir em 13% o risco de desenvolver dores lombares crónicas.
E se caminhar mais de 100 minutos diários? O risco desce ainda mais — até 23%.
A intensidade também conta, mas em menor grau. O mais importante parece mesmo ser a duração do tempo a andar, independentemente da velocidade.
Um remédio esquecido
Os investigadores, liderados por Rayane Haddadj da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia, acreditam que estas descobertas devem ser integradas nas políticas de saúde pública: promover caminhadas diárias pode reduzir de forma eficaz a incidência de dores nas costas.
Vivemos num mundo cada vez mais sedentário, e isso tem consequências. Ficar o dia todo sentado, seja no trabalho ou em casa, está a prejudicar seriamente a nossa saúde. E a ciência é clara: precisamos de nos mexer mais.
Além de ajudar nas dores lombares, caminhar regularmente melhora o humor, protege o cérebro, fortalece o coração, ajuda a manter o peso sob controlo e até pode acrescentar anos de vida.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!