Donald Trump quer mesmo deixar a Huawei e ZTE fora do 5G!

A Casa Branca está a considerar criar uma ordem executiva, com o simples objetivo de proibir todos os fornecedores de rede móvel Americanos, de comprar equipamento a fabricantes Chinesas! Algo que irá ter como principal alvo, a Huawei e ZTE, que afinal de contas, são duas das maiores fabricantes mundiais de equipamento de telecomunicações.

E que curiosamente têm um grande impacto na implementação da rede 5G a nível global!

No fundo, a ideia é bloquear todas as compras de equipamento Chinês, em solo Norte Americano. Uma acção que precisa do apoio do congresso, de tão severa que é.

Dito isto, como esta proibição se irá focar nas compras de fornecedoras de rede móvel Americanas, irá primordialmente ter impacto na construção/atualização de antenas, em vez de terminais comprados por consumidores individuais.

Esta ‘ordem’ está sob consideração há mais de 8 meses, segundo fontes anónimas.

Tanto a Huawei como a ZTE, já têm grandes dificuldades de penetração no mercado Norte Americano.

Huawei e ZTE fora

Visto que o uso de aparelhos de ambas as empresas foi banido dos orgãos governamentais, enviando assim uma mensagem bastante forte para os consumidores e retalho. Aliás, no verão, a ZTE este prestes a fechar portas, após receber sanções catastróficas da administração de Donald Trump. (No entanto, acabaram por ser levantadas.)

Um bloqueio formal vindo da Casa Branca, muito dificilmente irá adiar a implementação e posterior lançamento da rede de nova geração 5G… Mas poderá criar uma Internet fragmentada, devido à divisão das tecnologias implementadas na infra-estrutura.

A Huawei já veio a público, com o Presidente Guo Ping a escrever na página oficial WeChat:

“Proibir a participação da Huawei em vários mercados 5G, é como ter um jogo da NBA sem os ‘All-Stars’. Não irão conseguir atingir o potencial máximo da tecnologia.”


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte