Domínio da NVIDIA no mundo das placas gráficas continua!

O mundo do hardware para PC e PC Gaming está completamente virado do avesso desde a segunda metade de 2020, altura em que vimos a chegada de novas placas gráficas e novos processadores para desktops.

Onde claro está, mais uma vez temos de culpar o COVID-19, visto que com tantos milhões de gamers em casa, a procura explodiu! Além disso, temos também de apontar para a explosão de valor da moeda Bitcoin, que ainda se encontra nos 43 mil euros, à data da escrita deste artigo.



Domínio da NVIDIA no mundo das placas gráficas continua!

domínio NVIDIA

Portanto, apesar do facto de a AMD ter impressionado forte e feio com as suas recentes e poderosas RX 6000, a verdade é que é completamente impossível meter as mãos numa única unidade de uma RX 6800, 6800 XT ou 6900 XT. Um problema muito mais grave que comprar uma RTX 30, que é obviamente difícil, mas ainda se vai encontrado stock em algumas lojas de renome. (A preços exagerados, claro)

A razão para tudo isto? É muito simples, toda a gama de produtos vem das linhas de 7nm da TSMC, que claro está, estão completamente saturadas com produtos. São os SoCs para as consolas de nova geração, os processadores Zen 2, Zen 3, e placas gráficas RDNA 1 e 2.

Assim, devido a tudo isto, a AMD voltou a perder quota de mercado no último trimestre do ano passado (-2.2%). Aliás, apesar das grandes melhorias no campo da performance, a AMD tem vindo a perder muita quota de mercado nos últimos anos! Afinal de contas, no fim de 2019 tinha 27% de quota, e agora tem apenas 18%. (Entretanto, a NVIDIA subiu de 73% para 82%)

Em suma, o domínio da NVIDIA parece estar mesmo para continuar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também