Dois jogos para o ZX Spectrum que vale a pena jogar!

É curioso percebermos que mesmo depois de tantos anos a loucura com o ZX Spectrum continua. De facto, continuam a sair jogos e há uma comunidade enorme que não larga este fantástico computador. Dito isto, aqui estão mais dois jogos para o ZX Spectrum que vale a pena jogar!

Dois jogos para o ZX Spectrum que vale a pena jogar!

Dig Dug Doug

Este jogo vem de Gabriele Amore e é um trabalho bem ao seu estilo. Mas este, ao contrário de alguns que foi fazendo, parece estar finalizado. Recorde-se que Gabriele nem sempre apresentava os jogos completos, ou melo menos sem bugs, e isso por vezes penalizava o seu trabalho. Mas parece-nos que agora está no melhor caminho.

O ecrã de carregamento é também soberbo. Não sabemos se da autoria do próprio Gabriele. Se for, e não nos admiraríamos que o fosse, pois os seus trabalhos, mesmo quando incompletos demonstravam uma vertente gráfica bastante apurada, então será a cereja no topo do bolo.

jogos para o ZX SpectrumQuanto ao jogo, é um arcade puro e assumimos o papel de Robo-Doug 9000, que tem que recuperar pelo menos uma das caixas preciosas perdidas nas nove minas, correspondentes a cada um dos níveis do jogo. Devemos empurrar as caixas para a abertura inferior do tubo verde, mas cuidado, pois se perdermos todas as caixas, perdemos a vida. Para carregar as caixas, temos que chegar até ela, de preferência sem a fazer explodir.

jogos para o ZX SpectrumTemos também a capacidade de escavar túneis bem como eliminar os monstros e todas as latas radioativas duma forma bastante original (experimentem…). A tarefa não é fácil, pois o tempo limite é muito curto.

- Advertisement -

Venham aqui descarregar o jogo, é mais um desafio divertido para este Natal. Talvez o que mais gostámos de Gabriele Amore até agora.

Caveted Against the Darkness

Ainda se recordam de Caveted Against the Darkness, um jogo desenvolvido em 1991 pelo Fernando Pereira e Jorge Chagas, e que se manteve desconhecido por mais de 30 anos?  Há uns meses o Fernando contactou-nos e entregou-nos todas as suas cassetes, para recuperarmos os seus jogos. Caveted foi um dos que lá estava e conseguimos assim ter acesso ao jogo.

Foi também o jogo mais acarinhado pela comunidade. Pelo menos pela Inglesa, pois valorizaram bastante o jogo, tanto que até nos fizeram um pedido: uma nova versão de Caveted, mais rápida e que pudesse ser incluída na Woot! 2022.

Dito e feito, o Fernando acedeu logo ao nosso pedido. Por acaso até já estava com ideias de compilar o jogo, tornando-o mais rápido. Depois da comunidade o ter ajudado indicando o melhor compilador, nomeadamente o Filipe Veiga, chegou às ferramentas certas e apresentou a versão 2022 de Caveted.

Relativamente à versão de 1991, as diferenças são enormes. A mais óbvia, a velocidade, que tornou agora o desafio muito mais jogável, sem necessidade de ter que se aumentar a velocidade de processamento do computador.

Depois, como a velocidade aumentou consideravelmente, foi possível contemplar mais inimigos nos ecrãs. Por um lado aumentou a dificuldade, por outro, como a jogabilidade é melhor, simplificou a missão.

Também a nível gráfico foram feitas melhorias, fazendo com que quase pareça que estamos perante um novo jogo. De facto, o Fernando tem um talento inato para o desenho e isso nota-se no grafismo dos seus jogos.

E o melhor? É totalmente gratuito, só têm que vir aqui buscar à nova Woot!

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
André Leãohttp://planetasinclair.blogspot.pt/
Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.