Na Leak.pt, já dissemos várias vezes que apesar de todo o seu potencial, o mercado dos dobráveis só tem hipótese de crescer, se os preços começaram a baixar, o que claro está, inclui lançamentos de aparelhos mais próprios da gama média, ou até da gama baixa.
Pois bem, apesar de parecer que o ecossistema ainda está um pouco longe desta eventualidade, a Samsung parece sentir que o momento para o smartphone dobrável se tornar mainstream, é agora!
Será que tem razão? Ou é apenas um sonho? É que à medida que são lançados mais e mais smartphones dobráveis no mercado, todo o conceito vai perdendo a sua magia aos olhos dos consumidores. Será assim tão essencial ter um aparelho dobrável nas nossas mãos? Ou, honestamente, tanto faz?
Dobráveis vão dominar agora, ou nunca?
Como deve saber, apesar de alguns lançamentos aqui ou ali por parte de rivais, a Samsung está isolada na liderança dos dobráveis, e na verdade, até está pronta a estender essa liderança, já em Agosto, com o lançamento dos novos Galaxy Z Fold 4 e Galaxy Z Flip 4. (Talvez com a adição de um modelo ‘Slide’? Quem sabe?)
Pois bem, enquanto a Samsung anda a brincar na caixa de areia, aparentemente sozinha, a sua velha rival Apple continua a fazer a sua “cena”, sem grandes preocupações.
O que levanta uma questão… A Apple está a perder o comboio, ou não existe comboio para apanhar?
Apesar do facto de esta questão estar cada vez mais enraizada na cabeça dos consumidores, à medida que os anos vão passando, o presidente da Samsung Mobile, TM Roh, acredita que o mercado está cada vez mais de braços abertos para o conceito. Ou seja, que o dobrável está finalmente a entrar no campo do ‘mainstream’.
Porquê esta crença?
Segundo Roh, a Samsung enviou para as lojas qualquer coisa como 10 milhões de aparelhos dobráveis, só em 2021.
Um número muito curioso, visto que assinala um aumento significativo face a 2020, naquilo que foi um ano atípico, que sofreu com um forte impacto no campo da produção, devido à crise de componentes que apesar de bastante mais ligeira, ainda continua a fazer das suas em vários mercados.
Sendo exatamente por isto que a Samsung acredita numa mudança de paradigma, a começar já em 2022. Mas vamos aos factos…
Apesar de 10 milhões de unidades no meio de uma crise, ser um número inegavelmente interessante. A verdade é que a Samsung enviou 272 milhões de aparelhos para as lojas, só em 2021. Ou seja, em comparação, o número de aparelhos Galaxy Z Flip e Galaxy Z Fold, é ainda risível. Especialmente porque segundo alguns analistas e especialistas, dos 10 milhões de aparelhos enviados, ‘apenas’ se venderam perto de 7 milhões.
A procura não ultrapassa, nem iguala a oferta. Por isso, volto a dizer… O smartphone dobrável só tem pernas para andar, quando existirem ofertas realmente interessantes, a um preço chamativo. É preciso um esforço sério para lançar o primeiro smartphone dobrável de gama média, como poderia ser o exemplo de um Galaxy A Fold, ou qualquer coisa do género. Ou então, lançar o Galaxy Z Flip 4 a um preço realmente interessante! Quando digo isto, digo no máximo 600~700 e.
Caso contrário, os dobráveis nunca irão passar de um simples gimmick, que é giro, mas que não acrescenta nada à vida dos utilizadores ditos normais.
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