Depois de vários meses em que este mercado parecia estar a “morrer” de forma um pouco lenta, eis que as coisas parecem ter ganho um novo nÃvel de entusiasmo com as promesas da Xiaomi, Huawei, e mais recentemente da Honor.
Aliás, esta última impressionou tudo e todos com o smartphone dobrável do tipo Fold mais fino e leve do mercado, ao mesmo tempo que prometeu repetir a brincadeira com um outro aparelho do tipo Flip. A ideia da fabricante é encostar a Samsung à parede primeiramente no mundo dos dobráveis, para depois começar também a fazer das suas no lado dos aparelhos tradicionais.
Porém, é inegável que os entusiasmo começaram a aumentar mais de nÃvel apenas quando a Huawei começou a atirar cá para fora que tinha um dobrável trifold a caminho do mercado.
O que levanta uma questão… Qual é o problema real dos smartphones dobráveis?Â
Dobráveis: O segredo está nas dobras? Na grossura? Onde!?
Portanto, já andamos a falar e a testar dobráveis desde 2019, altura em que a Samsung lançou o seu primeiro Galaxy Fold, que eventualmente deu problemas e teve de ser recolhido a uma escala mundial. Desde aÃ, muita coisa mudou, e apesar de ainda existem algumas dúvidas quanto à sua qualidade e durabilidade, a realidade é que os smartphones dobráveis das marcas de referência, são realmente resistentes ao teste do tempo.
Aliás, já tive um Galaxy Z Flip que caiu no chão (fechado) e rachou a pedra. Mais recentemente tive também o caso do Magic V3 da Honor, a ser pisado pelo meu colega de ginásio contra o metal de uma máquina de pesos, sem qualquer tipo de danos.
São smartphones topo de gama a sério!
Mas, ainda assim, passados tantos anos, só agora parece existir uma outra apetência à volta deste tipo de smartphone. Será no facto de ser finalmente possÃvel ter um smartphone dobrável com uma grossura aceitável, e um peso apelativo? Ou será pelo aumento do número de dobras que temos a caminho?
O design Fold, que transforma um smartphone tradicional em um tablet de pequenas dimensões não era suficiente? Os consumidores querem um trifold, capaz de se desdobrar em um tablet mais parecido com um aparelho de 9” ou 10”?
Ou será que tudo se deve à entrada de mais e mais fabricantes neste mundo? P que por sua vez também está a deixar a Samsung em maus lençóis?
Tudo perguntas interessantes, especialmente nesta altura do campeonato em que temos Xiaomi, Honor, Motorola, Google, Oppo, Vivo, OnePlus, entre outras… A apostar mais neste tipo de aparelho no mercado Global.
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo! Será que os dobráveis ainda têm uma palavra a dizer no mercado?