Do Daydream ao Google Home: as grandes novidades da Google


Por em

No evento Google que decorreu ontem, dia 4 de Outubro, a Google não apresentou apenas os Google Pixel e Pixel XL, mas toda uma nova linha premium de dispositivos madeby.google que abordam áreas tão díspares quanto a realidade virtual às casas inteligentes e conectadas. Conheça aqui as grandes novidades da Google.

Que tal ter informações claras e disponíveis, onde quer que se encontre? Essa é precisamente a premissa da Google Home, um dispositivo inteligente multifunções com a Assistente Google no seu cerne. É graças a esta Assistente Google, que a Google Home pode executar as mais variáveis tarefas quotidianas: acordar-nos de manhã, programar alarmes durante as horas de culinária, ou verificar os agendamentos e programar os percursos diários do trabalho. Há muito pouco que a Google Home não faça, e graças ao seu som Hi-Fi temos amplo acesso aos serviços de streaming e reprodução de música da Google e outras alternativas, incluindo Google Música e Spotify.

Mas a Google Home é mesmo um objecto decorativo para todas as ocasiões, estando sempre pronto para fornecer respostas imediatas a perguntas rápidas. Não vale a pena fazer batota no Trivial Pursuit, mas o tempo para amanhã, o trânsito ou o significado de uma palavra no romance que estamos a ler, tudo isto estará ali mesmo à distância da nossa voz. O dispositivo estará disponível em seis versões com bases em tecido ou metal, para fazer justiça ao seu apelo decorativo.

A Google Home é, obviamente, emparelhável com outros dispositivos, inclusivamente com outros Google Home, de modo a tornar-se um eficaz assistente pessoal, não importa onde estejamos. Podemos por isso encontrá-la em posições estratégicas onde seja mais fácil planearmos o nosso dia sem interrupções ou necessidade de paragens para fazer perguntas ao dispositivo. A simplicidade é apenas tão fascinante quanto a pluralidade de opções que a Google Home traz para a nossa vida quotidiana, transformando este dispositivo num dos mais impressionantes da história da Google. Se o conceito não é totalmente novo, as capacidades e funcionalidades são inquestionavelmente um triunfo da electrónica moderna.

https://youtu.be/nWiIWyCeZso

A Google Wifi, por seu turno, parece menos glamorosa, mas resolve um problema fundamental nas casas modernas: a falta de rede wireless em pontos fulcrais onde os routers geralmente não chegam. Recorrendo à tecnologia “mesh Wifi”, múltiplos dispositivos Google Wifi criam literalmente uma teia de rede Wi-Fi de elevada capacidade, capaz de fazer streaming simultâneo de até 5 conteúdos 4K, determinando entre si o melhor e mais eficiente percurso de dados ao longo da rede de repetidores.

O segredo da Google Wifi é o software Google que monitoriza a rede em tempo real e é capaz de alterar a rota que seguem os dados para evitar congestionamento ou perdas de pacotes devido a um canal sobrecarregado. Mas para quem tem filhos, uma das opções mais importantes será talvez a possibilidade de desligar a rede nos dispositivos das crianças, naquelas horas em que eles precisam mesmo descansar ou preparar-se para a escola e não podem perder tempo com as novidades das redes sociais, tudo através de uma simples app.

Com o Google Daydream View, a Google lança-se definitivamente no jogo da realidade virtual, com um dispositivo de alta qualidade que prima pelo design e pela qualidade dos materiais, incluindo revestimento em tecido e repouso facial lavável à mão.

Com o dispositivo chegam grandes serviços da Google, a partir do YouTube e dos seus canais, além dos conteúdos de muitas outras empresas que actualmente apostam fortemente no vídeo 360º e realidade virtual. A pena é que uma boa parte dos conteúdos mais apetecíveis, como os jogos NBA em 360º sejam para já previstos apenas para os EUA. Ainda assim, a realidade virtual é mesmo algo que recomendamos aos nossos leitores, com jornais e revistas científicas ou agências como a NASA a possuírem já apps que nos permitem viajar até plutão ou escalar montanhas com uma impressionante visão do nosso mundo.

https://youtu.be/rLLAA4ENIP4

Finalmente temos a Google Chromecast Ultra. Se a Google Chromecast neste momento já não precisaria de apresentações, a actualização para a Chromecast Ultra é verdadeiramente interessante, já que o pequeno disco mágico passa a poder transmitir 4K em HDR ou “o outro HDR”, a Dolby Vision. A Google Chromecast Ultra automaticamente optimiza o conteúdo multimédia para uma imagem melhor e, para prevenir situações onde a rede doméstica não possua capacidade para a melhor performance possível, a Chromecast Ultra vem com adaptador Ethernet.

Outra novidade é a interligação plena com a Google Home, pelo que podemos reproduzir rapidamente na televisão os nossos conteúdos desejados, através de simples comandos de voz que a Home reenvia para a Chromecast.

Todos os dispositivos #madebygoogle estarão disponíveis a partir de Novembro, podendo ser pré-encomendados antes disso, mas não ainda no mercado Português.

Com os dispositivos madeby.google, a Google inicia toda uma nova era na sua abordagem à tecnologia, expandindo a sua envolvente e tornando-se um player sério no mundo das casas conectadas e serviços. A inteligência artificial da Assistente Google será talvez das grandes conquistas da marca em tempos recentes, capaz de concorrer com outras alternativas do mercado, e firmemente apoiada por este ecossistema que vê agora a luz do dia.

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Google Pixel e Pixel XL oficiais: adeus Google Nexus

1000ppi de pura resolução: conheça o novo painel IGZO da Sharp

Seguinte