DJI vai permitir que qualquer pessoa monitorize drones na proximidade! – Os drones são equipamentos cada vez mais comuns no nosso dia a dia, sendo utilizados para inúmeras tarefas. O que claro está, começa a fazer com que muitas pessoas se sintam inquietas com o cada vez maior número equipamentos à sua volta. Ao fim ao cabo, além de serem perigosos em caso de acidente, podem também violar a sua privacidade devido às suas capacidades de captura de imagem.

Com tudo isto em cima da mesa, a DJI decidiu criar uma tecnologia que permite a qualquer pessoa monitorizar os drones à sua volta, utilizando apenas uma simples aplicação no smartphone!

A empresa pensou nisto como uma forma de aumentar a transparência de dados na indústria dos drones. Assim, tudo será possível com utilização da futura aplicação bem como o Wi-Fi do seu equipamento. Dessa forma, qualquer pessoa poderá identificar várias informações como: o número de série, a localização, a altitude, a velocidade e até a direcção do drone.

Segundo a empresa o objetivo é conseguir “aumentar a segurança e a tranquilidade”.



drones nas proximidades

Aplicação vai ser disponibilizada já em 2020!

Apesar da DJI afirmar que isto deverá mesmo acontecer num futuro muito próximo, saiba que a aplicação terá que ser aprovada… O que poderá demorar algum tempo.

Em suma, tudo isto são boas noticias, mas foram criadas a partir da necessidade de acabar com a utilização ilegal e indevida destes drones. Afinal de contas, já existiram imensos casos de uma má utilização dos aparelhos, com os enormes atrasos de voos comercias num dos maiores aeroportos do mundo, no Reino Unido, a ser dos mais marcantes.

Aeroportos começaram a precaver-se com sistemas de defesa anti-drones no valor de vários milhões de euros.



Aplicação pode monitorizar drones nas proximidades até 1 quilómetro de distância!

Segundo a empresa, a nova aplicação vai apenas ter um alcance de 1km de distância, devido às limitações do Wi-Fi Aware dos smartphones. No entanto, consegue funcionar com drones criados há alguns anos atrás (de imensas marcas). DJI vai lançar lista completa com todos os drones compatíveis.

Curiosamente, esta aplicação não é tão potente como a AeroScope, uma aplicação criada pela DJI em 2017 que é capaz de monitorizar drones a muitos quilómetros de distancia. Contudo, apesar da empresa ter aberto a possibilidade de compatibilidade com outras empresas, nenhuma delas quis cooperar.

Em suma, apesar do seu alcance limitado esta nova aplicação vai ajudar imenso a identificar rapidamente quem utilizar indevidamente um drone. Sendo desta forma muito mais fácil identificar quem está por detrás do comando.

Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Silvio José
Sempre gostei de tecnologia, e em tenra idade já sonhava em construir a minha Dream Machine. Alcançado esse sonho agora o objetivo é aprender mais e mais. A minha paixão em todo o tipo de tecnologia faz-me estar sempre alerta a todas as novidades.