Verifique já: isto está a fazer disparar a sua conta da luz!

Já pensou que em alguns casos pode estar a pagar bastante pela conta da luz quando na realidade não está a beneficiar disso? Isto deve-se aos vampiros de energia. Ou seja aquelas coisas que tem em casa e que estão a drenar a energia da sua casa quando na realidade não havia necessidade disso. Vamos então olhar para as coisas que silenciosamente estão a fazer disparar a sua conta da luz.

Verifique já: isto está a fazer disparar a sua conta da luz!

Em termos de utilização de eletricidade o termo “vampiro de energia” refere-se a qualquer dispositivo que carregue uma carga fantasma, ou de stand-by, quando não está a ser utilizado ativamente.

Embora ninguém queira desperdiçar energia, os vampiros de energia nem sempre são tão maus como parecem. Por exemplo, se quiser descarregar alguma coisa da Internet enquanto está no trabalho, então, naturalmente, tem de ter algo a funcionar.

Mas há muitas coisas em sua casa que não precisam necessariamente de estar ligadas e ativas a toda a hora, especialmente se tiverem cargas fantasma significativas.

Como pode identificar os vampiros de energia que podem fazer disparar a sua conta da luz?

Antes de nos debruçarmos sobre os vampiros de energia mais comuns em sua casa, queremos sublinhar que cada aparelho é diferente.

A quantidade de energia que uma determinada classe de aparelhos pode utilizar em modo de espera não só varia entre modelos, como também pode variar significativamente ao longo do tempo.

desligar da tomada, disparar conta da luz

Parte disso tem a ver com uma mudança para componentes mais eficientes em termos energéticos.

Tendo isto em mente, um micro-ondas ou uma impressora multifunções que tenha comprado há mais de uma década pode ter uma carga fantasma bastante elevada, mas um novo, comprado no ano passado à mesma empresa, pode ter apenas uma carga fantasma de um watt ou menos.

Se está à procura de vampiros de energia em sua casa, não se preocupe com as pequenas coisas como os carregadores de smartphones e outros equipamentos semelhantes.

Na procura pelos vampiros de energia lembre-se de que, quanto mais recente for o seu dispositivo, mais provável é que esteja otimizado para um menor consumo de energia e, quanto mais antigo for o seu dispositivo, mais provável é que tenha um consumo de energia em stand-by superior ao necessário. A menos que tenha comprado todos os dispositivos e aparelhos este ano, é muito provável que haja mais do que alguns vampiros de energia escondidos em sua casa.

Boxes de TV

As boxes de TV antigas consumiam muita energia. No entanto, o consumo tem melhorado ao longo dos anos. Ainda assim, apesar de melhorias tão grandes como uma redução de 50% no consumo de energia continuam a consumir uma quantidade razoável. Só em stand-by o custo pode chegar aos 26 Euros por mês.

disparar conta da luz

Televisores

Tal como os descodificadores, os televisores têm estado historicamente no topo da lista dos vampiros de energia.

xiaomi tv 65''

Alguns dos televisores mais recentes otimizaram o consumo de energia em modo inativo e consomem cerca de um watt, mas a grande maioria dos televisores no mercado não são tão leves no consumo de energia. Sem medir, é seguro assumir que o seu televisor está provavelmente a consumir 10-20W quando está inativo.

Consolas de jogos

As consolas de jogos antigas tendem a não ter carga fantasma ou a ter uma carga quase inexistente. Ou seja, não contribuem para disparar a conta da luz.

Por outro lado as consolas de jogos de vídeo mais recentes, no entanto, são vampiros de energia sorrateiros. Sabe todas aquelas funções que a sua nova consola tem, como a ligação instantânea e a possibilidade de descarregar e instalar um jogo imediatamente após a compra online através do seu computador ou smartphone? Isto tem o custo de 10-15 watts de energia em standby.

disparar conta da luz

Se procurar nas definições da sua consola, encontrará opções para desligar essas funcionalidades e entrar num verdadeiro modo de espera de baixo consumo que deverá reduzir a utilização do modo de espera para um watt ou menos.

Colunas, recetores e sistemas de som

Quer se trate de uma aparelhagem autónoma com um recetor, de uma barra de som ou de um conjunto de colunas tudo consome a sua parte de energia.

Algo tão pequeno como um Google Nest Mini que ligou ao sistema de áudio de toda a casa consome apenas 2 W de energia em standby. Mas colunas maiores, como um par de colunas em torre com suporte Bluetooth incorporado ou um recetor estéreo adequado, utilizam provavelmente mais de 15 W de energia quando estão inativas.

O mesmo se aplica às barras de som. 7-10W de potência em standby em modo inativo é bastante normal, sendo que os modelos mais antigos utilizam frequentemente mais.

Computadores de secretária

A potência em standby dos computadores de secretária pode variar consoante a configuração Se deixar o seu computador ligado, mas apenas os monitores entrarem em modo de espera, então a potência “inativa” do seu computador é o que ele consome enquanto está ligado, mas não sob carga. Isso pode facilmente ser 100W ou mais.

disparar conta da luz

O modo de suspensão, por outro lado, em que o computador não está totalmente hibernado, mas está num estado de menor consumo de energia, consome mais, entre 3-10W.

O modo de hibernação é funcionalmente equivalente a desligar o computador, e o único consumo de energia em inatividade será uma fração trivial de um watt utilizada pela PSU quando o computador está desligado.

Portáteis

Se partiu do princípio de que o seu computador portátil consome menos energia do que um computador de secretária, está correto. No entanto continua a ser consumida energia em modo de espera. Quando está totalmente desligado, o consumo de energia é de cerca de um watt.

conta da luz poupança portátil, zenbook, asus, Se trabalha em casa veja como reduzir a conta da luz!

O modo de suspensão aumentará a carga fantasma para valores entre 2-5W. Se deixar o computador a funcionar num estado totalmente ligado, mas com o ecrã simplesmente desligado quando a máquina não está a ser utilizada, consumirá o que quer que seja a carga de inatividade desse portátil em particular – entre 10 e 30 W.

Impressoras e periféricos de computador

A potência em standby da impressora pode variar imenso, dependendo do tamanho e da idade da sua impressora. Uma impressora mais pequena e nova, sem funcionalidades de rede, pode consumir apenas 3-5W. Mas se passar para uma impressora de rede o consumo pode estar entre as 10 e os 20W.

O mesmo se passa com outros acessórios.

Eletrodomésticos de cozinha

Quando se trata de eletrodomésticos de cozinha, o consumo de energia em modo de espera pode ser muito variável. Um micro-ondas antigo pode consumir 10-15W de energia inativa. Isto porque foi construído quando ninguém se preocupava com os vampiros de energia, mas um micro-ondas comprado nos últimos anos pode consumir apenas 0,5W.

Entretanto e caso seja possível desligue também o ecrã dos aparelhos quando não os está a utilizar para reduzir o consumo de energia.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.