Surpresa: afinal não será a Disney+ a ultrapassar a Netflix!

O mundo do streaming está ao rubro. As plataformas não param de receber novos clientes e como tal a concorrência está a aumentar. É, aliás, por esse motivo que as plataformas têm apostado em cada vez mais conteúdos originais. Há series incontornáveis na Netflix, assim como na Disney+, Amazon Prime, entre outras. Hoje a Leak teve acesso aos dados disponibilizados pela JustWatch referentes ao mercado em Portugal e no Brasil e eis que há uma grande surpresa. Se inicialmente se falava que em 2026 seria a Disney+ a ultrapassar a Netflix, agora parece que a realidade mudou e que o grande concorrente afinal é outro. Mas vamos olhar para os valores e tirar algumas conclusões.

Surpresa: afinal não será a Disney+ a ultrapassar a Netflix!

O JustWatch divulgou os dados referentes ao mercado português e brasileiro que revelam alguns dados importantes.

O mercado do streaming em Portugal

O gráfico circular referente às plataformas de streaming em Portugal. Demonstra uma liderança da Netflix mas seguida muito de perto pelas outras plataformas.

netflix ultrapassar

O Disney+ está empatado com a HBO Portugal no terceiro lugar, logo atrás do Prime Video com uma diferença de 5%. Como referi acima a Netflix continua líder de mercado. No entanto, no segundo trimestre, o serviço da Amazon aproximou-se ainda mais e agora está apenas 2% atrás. Já a Fox Play está um ponto à frente da Apple TV.

A conclusão principal é que o Prime Video teve um excelente segundo trimestre. Assim, conquistou mais 2% de mercado e compensou todas as perdas do primeiro trimestre. Entretanto o crescimento do Disney+ parece estar a abrandar e isto pode justificar o salto do Prime Video.

netflix ultrapassar

O mercado do streaming no Brasil

O gráfico circular mostra uma tendência semelhante a Portugal, mas com maior distância entre plataformas.

A Netflix continua a ser líder de mercado com uma margem de 7% face ao Prime Video. Entretanto o Disney+ continua a crescer e já tem metade dos clientes do Prime Video. Já a GloboPlay, HBO Go e TeleCine lutam pela quarta posição. Será interessante ver-se o que vai acontecer com o HBO Go no terceiro trimestre.

Um facto interessante é que o Disney+ foi o único serviço de streaming no Brasil a ter melhorado a quota de mercado no segundo trimestre. Entretanto o Globoplay teve uma melhoria no último mês.

As razões do crescimento do Prime Video que podem levar esta plataforma a ultrapassar a Netflix

No Brasil não estou muito por dentro das ofertas, mas em Portugal pode haver alguns fatores que expliquem o crescimento do Amazon Prime e não só.

O sucesso rápido da HBO e, agora, da Prime video, podem estar relacionados com as ofertas da Vodafone Portugal. Por exemplo, em algumas renegociações do contrato chegam a oferecer 24 meses de HBO e 24 meses de Amazon Prime. E atenção que a oferta da Vodafone relativamente à Amazon é mesmo da Amazon Prime. Isto pode explicar a grande adesão. Atenção que os gráficos acima mostram os utilizadores com subscrição. Não significa necessariamente que as pessoas estejam a ver.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Apple acha que o capacete VR vai envergonhar o iPhone!

Esta não é a primeira vez que ouvimos dizer...

YouTube Music facilita voltarmos a ouvir algumas músicas

Grande parte do sucesso das plataformas de streaming deve-se...

Google Maps: saiba o que representam todas as cores

As cores no Google Maps têm significados diferentes e...

Como enviar mensagens SMS a partir do computador

Na correria do dia-a-dia todos os segundos contam e...

Intel Pentium 5: Esteve prestes a ser uma realidade!

Ainda se lembra do tempo dos processadores Pentium da...
mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.