Disney a remover conteúdo ‘incomodativo’… Será o mais correto?

Como deve saber, algumas plataformas de streaming estão a remover conteúdo, ou a editar obras bastante antigas, por simplesmente não representarem a sociedade atual. Nomeadamente a Disney, mas… Concorda com isto?

É inegável que vivemos numa sociedade que é hoje em dia facilmente ofendida, e que ao longo do tempo, parece ter cada vez menos paciência para lidar com coisas que noutros tempos seriam tidas como ‘normais’.

Dito tudo isto, sou da opinião que fingir que as coisas não existem ou não que aconteceram é uma má estratégia, que a médio/longo prazo não irá resolver nada. Parece que andamos a meter um penso numa ferida aberta gigante…



Disney a remover conteúdo ‘incomodativo’… Será o mais correto?

Portanto, a Disney tem feito o tudo por tudo para manter o seu estatuto de empresa politicamente correta na indústria audiovisual. Prova disso é a recente remoção dos filmes clássicos como ‘Dumbo’, ‘Peter Pan’, ‘Mogli’, etc… Do segmento Kids da plataforma Disney+.

Sim, os filmes não foram completamente removidos da plataforma… Mas é uma decisão que vem na linha de várias edições feitas a conteúdo clássico da gigante do Rato Mickey. Afinal de contas, até em desenhos animados clássicos como Mickey Mellerdrammer, existem várias referências racistas que foram apagadas, editadas ou simplesmente escondidas do público.

Muito resumidamente, na minha opinião pessoal, não creio que esteja correto esconder algo que realmente aconteceu.

Não seria muito mais correto vir a público e assumir que as coisas antigamente estavam mal, mas que agora vivemos numa era completamente nova, em que isto não é aceitável. (Isto em vez de modificar filmes clássicos que nem um George Lucas a meter CGI nos clássicos Star Wars.)

Curiosamente, em contraste à atitude da Disney, a Warner Bros apresenta esta mensagem (em cima) nos seus mais recentes DVDs Looney Tunes. É uma mensagem que representa a maneira de agir da empresa atual, mas que não apaga o seu passado, nem mexe no conteúdo de clássicos queridos por muito boa gente.

Em suma, apagar, esconder e a negar o que foi feito, não faz com que as coisas fiquem bem, porque verdade seja dita, existe muita coisa mal feita no passado. Mas a ideia aqui é aprender e melhorar, e não ser falso.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google Fotos: a novidade mais esperada desapareceu sem data!

Em 2019 na conferência da Google conhecemos uma novidade que ia chegar ao Google Fotos. Esta novidade chamava-se Colorize e utilizava a IA para...

Não quer instalar o iOS 15? Veja como continuar a ter updates!

O iOS 15 chegou e veio cheio de funcionalidades. De facto, há muitas e boas razões para mudar! No entanto, há muitas pessoas que...

Gmail: recupere o espaço da sua conta em segundos!

O Gmail é sem dúvida uma excelente plataforma de email. No entanto, partilha do mesmo problema das outras plataformas. Os emails vão-se acumulando, especialmente...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!