DirectStorage mostra melhorias massivas no PC!

Caso não saiba o que é a tecnologia DirectStorage, é uma nova API, que de certa forma já faz parte das consolas de nova geração, escrita de raiz para o Windows 11. A ideia é, na altura de ir buscar informação ao armazenamento interno de uma qualquer máquina, o trabalho de descompressão ser passado para o GPU, em vez do CPU.

Ou seja, é uma tecnologia que promete levar os tempos de carregamento super rápidos da PS5 e Xbox Series X, para o mundo do PC Gaming. Talvez até resulte em algo superior a essa realidade.

Entretanto, o primeiro jogo com suporte ao DirectStorage está prestes a chegar, e como tal, está na altura de olhar para os reais benefícios.

DirectStorage mostra melhorias massivas no PC!

Samsung, 990 Pro

Portanto, numa altura em que ainda estamos à espera do primeiro jogo com suporte à tecnologia (Forspoken). É sem dúvida uma boa ideia olhar para um teste benchmark capaz de apontar para as grandes melhorias da tecnologia para o futuro a curto/médio prazo.

- Advertisement -

Estamos a falar do demo Avocado-Loading DirectStorage, a correr num SSD SATA, SSD NVMe PCIe 3.0 e SSD NVMe PCIe 4.0. Um teste que demonstra que o DirectStorage API da Microsoft é capaz de aproveitar a sério as potencialidades dos SSDs NVMe mais recentes, ao oferecer grandes vantagens na descompressão via GPU, em vez de CPU. Além de SSDs diferentes, também foram utilizadas três placas gráficas diferentes, bem como um CPU Intel Core i9-12900K. Pode ver os resultados em baixo.

Em suma, com o DirectoStorage, num SSD NVMe, mesmo que PCIe 3.0, é possível carregar todo o teste em meros segundos. Com o processador (CPU) a apresentar uma utilização de apenas 5%. Agora é esperar que apareçam mais jogos com suporte à tecnologia, nos próximos tempos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Vamos finalmente ver SSDs super rápidos a ter um profundo impacto no mundo do PC Gaming? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.