Como temos vindo a dizer ao longo das últimas semanas, tanto a MediaTek como a Qualcomm estão a planear mudar a sua estratégia no design de chips para smartphones topo de gama. A ideia é mudar o paradigma, para chegar a elevados níveis de performance.
Mas, num mundo em que o componente mais importante continua a ser a bateria, é preciso ter cuidado até onde se pode ir no campo da performance. É aqui que temos a grande diferença entre as duas fabricantes dominadoras do mundo Android. Afinal, ao que tudo indica, enquanto a Qualcomm se preocupa com a eficiência, a MediaTek quer focar-se mais na performance pura e dura.
Dimensity vs Snapdragon: Quer performance ou bateria?
Portanto, como já noticiámos, é muito provável que a MediaTek anuncie o seu novo Dimensity 9300 antes que a Qualcomm tenha oportunidade de anunciar o seu novo Snapdragon 8 Gen3. Também é esperado que o Dimensity 9300 chegue ao mercado antes do seu rival direto.
Dito tudo isto, ao que tudo indica, o chip da MediaTek vai ser significativamente mais poderoso que a alternativa da Qualcomm. O problema é que essa performance é conseguia a custo de eficiência energética, o que pode ser um gigantesco tiro no pé no mundo Android. Afinal, a performance interessa assim tanto, quando a bateria não aguenta um dia inteiro?
De onde vem a diferença de performance e consumo?
Bem, a MediaTek está a planear usar mais que um núcleo de alta performance no seu novo chip, isto enquanto a Qualcomm vai continuar a usar um único núcleo Cortex-X4 no seu SD8 Gen 3. Para ter noção, a MediaTek quer usar 4 núcleos Cortex-X4!
Isto vai resultar num aumento de performance à volta dos 25% no campo multi-thread, com a performance single-thread a ser mais ou menos a mesma. Números incríveis, visto que o Snapdragon 8 Gen3 já vai ser 30% mais rápido comparativamente ao atual ‘Gen2’. Tudo muito bonito no papel, mas é um plano com uma grande possibilidade de falhar, caso o chip aqueça demasiado, ou como dissemos em cima, resulte numa fraca autonomia da bateria.
O que pensa sobre tudo isto? Prefere autonomia da bateria, ou performance pura?