Dimensity 9000: A MediaTek domina o mundo Android?

Caso não saiba, enquanto no mundo Android temos processadores vindos da Samsung (Exynos), da Qualcomm (Snapdragon), da Google (Tensor), e também da MediaTek (Dimensity), a verdade é que todos estas empresas, andam atrás do prejuízo face ao que a Apple apresenta todos os anos na forma dos seus processador Série A Bionic.

Ano após ano, no lado Android, existem sempre grandes esperanças depositadas naquilo que a Qualcomm e Samsung vão conseguir oferecer, especialmente em 2022, em que era esperado um processador Exynos realmente inovador, graças à implementação de tecnologias AMD.

Mas… Ao que tudo indica, quem realmente foi capaz de impressionar foi a MediaTek, com o seu novo SoC topo de gama, o Dimensity 9000! Este parece ser o primeiro grande rival ao Apple A15 Bionic, sendo também o primeiro processador, realmente de gama alta, da empresa, nos últimos anos.

Dimensity 9000: A MediaTek domina o mundo Android?

Portanto, a MediaTek prometeu, e aparentemente, cumpriu! O que por sua vez, deve estar a meter as suas rivais um pouco nervosas. Afinal de contas, já tivemos um cheirinho daquilo que o Dimensity 9000 é capaz de oferecer em testes sintéticos, graças ao leak de um teste GeekBench 5.

Dimensity 9000

Estamos a falar de um SoC produzido a partir do processo de 4nm da TSMC, capaz de ficar à frente do Snapdragon 8 Gen1, e também do Exynos 2200, ambos baseados no processo de 4nm da Samsung.

Infelizmente, ainda não existem smartphones no mercado tendo como base este processador… Mas isso está prestes a mudar, com a chegada do Find X5 Pro Dimensity Edition, que irá chegar ao mercado Asiático ainda durante este mês de março. Entretanto, a Xiaomi também já anunciou o seu novo Redmi K50 Pro Plus, isto apesar do facto de ainda não termos uma data de lançamento final.

Em termos de performance, em comparação ao que já temos no mercado, enquanto o Dimensity conseguiu alcançar os 1309 pontos (single-core) e 4546 pontos (multi-thread), o Exynos 2200 num Galaxy Ultra ficou pelos 1157/3307 pontos, e o SoC Tensor do Pixel 6 Pro ficou pelos 1042/2832 pontos.

Assim, o único SoC à frente da alternativa da MediaTek é o Apple A15 Bionic, por sua vez capaz de 1737/4818 pontos, no mesmo teste.

Será que o Dimensity 9000 vai conquistar a simpatia das fabricantes mais populares do mundo Android? Talvez sim… Talvez não… Barulho vai fazer, e alguma confusão vai certamente criar. Mas a Qualcomm tem um domínio longo, e aparente, de pulso firme. Temos de esperar para ver o que isto vai dar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? MediaTek vai começar a mostrar aquilo que é realmente capaz de oferecer? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.