Dimensity 7000: o primeiro chipset de 5nm da MediaTek

A marca de chips MediaTek é bastante conhecida, sobretudo nos equipamentos de gama-média e entrada de gama. Entretanto e apesar de estar cada vez mais poderosa, muitos ainda olham para ela como um fabricante de segunda face a outros concorrentes como a Qualcomm. Apesar desta noção meio generalizada isto já não corresponde propriamente à verdade. É que temos cada vez mais processadores avançados a saírem das mãos deste fabricante. Dito isto e depois do monstro de desempenho Dimensity 9000, este fabricante vai também apostar noutro processador para os dispositivos gama-média chamado Dimensity 7000.

Dimensity 7000: o primeiro chipset de 5nm da MediaTek

O Dimensity 7000 é um processador que foi desenvolvido a pensar no segmento dos gama média, gama média alta. Na prática deve ultrapassar o Snapdragon 870 em termos de desempenho. Entretanto é já no dia 16 de Dezembro que vamos ficar a conhecer esta novidade. Seja como for neste momento já sabemos algumas coisas graças ao leaskter Digital Chat Station.

Dimensity 7000

Segundo ele o Dimensity 7000 será desenvolvido com um processo de 5nm da TSMC e terá dois clusters. Num deles estão quatro núcleos Cortex-A78 que operam a 2.75 GHz. São os mais rápidos. Noutro estão outros quatro Cortex A55 que funcionam a 2.0 GHz. Entretanto a placa gráfica Mali-G510 MC6 é responsável pelo processamento gráfico.

Uma boca da MediaTek à Qualcomm

Este ano tivemos a questão do aquecimento nos smartphones topo-de-gama. Isto aconteceu especialmente em smartphones com o Snapdragon 888 e 888+. Ora a MediaTek que lançou recentemente o Dimensity 9000 tem a certeza que não vai enfrentar situações destas. De facto, disse que há apenas uma empresa no mundo que tem problemas com o aquecimento e não é a MediaTek. Ou seja, isto foi sem dúvida uma grande boca da MediaTek à Qualcomm.

Dimensity 7000

A MediaTek tem muita confiança no Dimensity 9000. De facto, todas as amostras enviadas para os fabricantes receberam um feedback positivo. Isto significa que provavelmente muitos fabricantes vão adotar este chipset.

De acordo com informações avançadas pelo site Sammobile, a Samsung está a testar o processador de topo da MediaTek Dimensity 9000. Se o fabricante sul-coreano achar que o desempenho e eficiência em termos de energia são suficientes, vai utilizar este chip no seu smartphone ou tablet Galaxy.

Dimensity 7000

Já existem confirmações de que o Samsung Galaxy S22 vai utilizar o Snapdragon 8 Gen1 e o Exynos 2200. Assim, a Samsung poderá utilizar o Dimensity 9000 num dispositivo topo de gama na segunda metade do ano. É verdade que pode não ser no Galaxy S22. No entanto, é provável que vejamos este chip em outros dispositivos emblemáticos, provavelmente tablets.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Gosta de Vikings na Netflix? Nem sabe a novidade que temos!

É inegável o facto de que Vikings foi talvez um dos projetos de maior sucesso já disponíveis na Netflix até aos dias de hoje....

Nova série da Netflix vai ter um dos melhores atores de Hollywood!

Se existe algo que a Netflix faz e que os fãs adoram verdadeiramente, isso é sem dúvida nenhuma algumas adaptações de filmes e série...

Ator confirmou e vem aí terceiro filme! Mas de qual estamos a falar?

Costuma-se dizer que quando mais antigos são os filmes, melhor acaba por ser o conteúdo. E a verdade, é que até existe muito sentido...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!