A DIGI chegou a Portugal com muita força, sendo capaz de angariar milhares de clientes ao longo das suas primeiras semanas na nossa região. Mas, muitas das pessoas que deram o salto, ou pediram o cartão de teste, decidiram dizer que não à DIGI para manter o serviço que já tinham, ou então optaram pelos serviços das rivais low-cost (Amigo, Woo e UZO).
Para muitos utilizadores foi um adeus, ou um até já doloroso, porque existe de facto um sentimento de revolta em Portugal, devido aos preços que se praticaram durante anos, e que de certa forma ainda se praticam.
O que levanta uma questão… O que deveria ter sido feito de melhor neste lançamento da DIGI em Portugal?
DIGI: O que podia ter sido feito de melhor?
Portanto, da mesma forma que eu testei o serviço da DIGI no lado da rede móvel, e cheguei à conclusão que ainda não dá para o meu uso diário, muitas outras pessoas fizeram o mesmo, tanto no lado da rede móvel como também no lado da fibra ótica, e acabaram por desistir da ideia de assinar com a DIGI para o médio-longo prazo.
Muitas destas pessoas acabaram por mudar para os serviços low-cost Amigo, Uzo e Woo, o que acaba por significa que continuam nas “garras” das 3 grandes operadoras Portuguesas (Vodafone, Meo e Nos).
Infelizmente, muitos os utilizadores que viram falhas na rede, atrasos na portabilidade, chamadas e SMSs perdidas, bem como um apoio ao cliente incapaz de responder de forma ágil.
A DIGI tinha uma data limite para entrar no mercado, e como tal, fica a ideia de que entrou com pouca preparação, o que resultou em vários problemas de difícil resolução. Uma mancha que vai ficar durante algum tempo, e que as rivais da DIGI vão aproveitar ao máximo para apontar para a velha conversa do “low-cost é assim mesmo”.
O que deveria ter sido feito de melhor?
Pois bem, segundo uma recente Thread no Reddit, a DIGI teve algumas falhas graves no seu lançamento. Quase todas elas derivadas à “pressa”, porque o calendário imposto pela ANACOM tinha de ser cumprido. Estas foram:
- Cobertura Aquém do esperado.
- Falhas na rede (Chamadas e Mensagens perdidas)
- Roaming em falta
- Apoio ao cliente incapaz de responder aos pedidos
- Área de Cliente (Site e App)
- Oferta de TV com Gravação
Já há melhorias?
Sim, a cobertura da rede móvel está a melhorar a cada dia que passa, especialmente desde que a DIGI foi capaz de integrar as frequências da NOWO na sua própria infraestrutura. A montagem de antenas continua a ser uma forte aposta, e deverá continuar a ser durante todo o ano de 2025.
O mesmo se repete no lado da fibra ótica, é muito comum encontrar carrinhas da DIGI a montar pontos de distribuição, ou a passar fibra. É um outro ponto importante, e que reflete o investimento da empresa em Portugal.
Relativamente à área de cliente, e linhas de apoio, é esperado que a DIGI lance a App ainda durante o primeiro trimestre do ano. Altura em que também deverá mudar routers e boxes dos clientes. Mais concretamente na parte do apoio ao cliente, a realidade é que tudo aquilo que aconteceu nos primeiros 2 meses de oferta comercial, é um caso que não se deverá repetir.
Não existiria, nunca, um apoio ao cliente capaz de lidar com o volume de clientes que se verificou naquela altura. É exatamente por isso que hoje em dia já é mais fácil falar com um assistente.
No lado da oferta de TV também são esperadas melhorias. Porém, isso já não depende apenas e só da DIGI. As negociações prosseguem, e ao que tudo indica já existem uma mão cheia de canais prontos a dar o salto. Porém, as coisas continuam complicadas para o lado da SIC e canais Premium de desporto.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.