Digi continua a crescer em Portugal. Mas… Há um problema!

A Digi está a expandir-se a um ritmo impressionante em Portugal. Estamos a falar de uma operadora que ainda não tem 1 ano de mercado por cá, mas que nos últimos meses tem aberto novos espaços físicos em Lisboa, Coimbra e São João da Madeira, consolidando a sua estratégia de crescimento e proximidade com o público.

Como é óbvio, os preços baixos continuam a ser o grande trunfo, e a concorrência já sentiu o impacto. Mas enquanto a marca aposta em mais lojas e em maior visibilidade, continua a falhar num ponto essencial para milhares de utilizadores… Estamos a falar da cobertura móvel no Metro de Lisboa.

Cresce no mapa, mas não debaixo da terra!

metro lisboa

A Digi já conta com mais de 40 pontos de venda e atendimento em todo o país, incluindo espaços em centros comerciais como o Campo Pequeno em Lisboa, o Coimbra Shopping e o 8ª Avenida em São João da Madeira.

O objetivo é claro e faz todo o sentido. A Digi quer ser vista, e quer aproximar-se dos clientes, facilitar adesões e oferecer um contacto mais direto, algo que ainda é valorizado.

No entanto, esta aposta em expansão física contrasta com um problema técnico que se arrasta há meses sem solução. Quem usa a rede da Digi sabe bem do que se trata: a total ausência de sinal dentro do Metro de Lisboa.

O impasse que não acaba?

O caso é complexo, e ainda vai demorar a resolver.

Porquê? Bem, a infraestrutura móvel do Metro é partilhada entre a MEO, Vodafone e NOS, que há anos dividiram custos para instalar as antenas. Dito tudo isto, para ter acesso à mesma rede, a Digi precisa de chegar a acordo com estas operadoras. É aqui que está o problema.

A Digi quer contribuir apenas para a manutenção da rede, recusando pagar uma parte do investimento inicial. As três operadoras rejeitam essa proposta, e o impasse mantém-se. Resultado? Os clientes da Digi continuam sem rede em grande parte do subsolo lisboeta. O que claro está, acaba por afastar alguns clientes, visto que além deste “problema”, a Digi também é a operadora com pior rede móvel.

Por isso, quem depende do telemóvel para trabalhar ou simplesmente comunicar durante a viagem acaba por trocar de operadora.

Alternativa parada há quase um ano?

Como solução, a Digi manifestou vontade de instalar os seus próprios equipamentos no Metro de Lisboa, algo que resolveria o problema sem depender das rivais. No entanto, esse processo está parado há quase um ano, à espera de autorização do Metropolitano de Lisboa.

Sim, o que dissemos na altura do lançamento, continua a ser verdade. O Metro de Lisboa não deu seguimento ao processo. Algo estranho, porque, no Porto, a operadora conseguiu criar uma rede própria para garantir cobertura dentro do Metro, provando que a solução é possível.

Conclusão

A Digi continua a crescer e a abrir lojas, o que é positivo. Mas enquanto não resolver estas questões, vai ter sempre limitações em cima.

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

TRENDING