Inicio Especiais As 6 dicas para ser mais ecológico! O Ambiente agradece!

As 6 dicas para ser mais ecológico! O Ambiente agradece!

Porque os oceanos estão a ficar ”doentes”, assim como o ar cada vez mais irrespirável e a terra repleta de lixo. Com apenas 6 passos pode ajudar e muito o nosso ambiente. Pode gabar-se aos seus amigos de ser ecológico e ainda partilhar conhecimentos!

Será que com esta onda de calor, ninguém pensa que são as nossas ações que estão a mudar o clima? O que é que se passa com o Mundo? O  que andamos a fazer? Precisamos de mudar!


1. Reciclar

ecológico

Surpreendentemente, reciclar é fácil contudo, há mais desculpas do que tentativas. Não precisa dos dispensadores brancos que estamos habituados a ver aliás, deve evitar comprar mais plástico. Deste modo, tente arranjar dentro de sua casa alternativas.

  • Por exemplo, um saco de papel serve perfeitamente de “lixo” para os papeis. Também pode usar uma caixa de uma encomenda ou até usar uma  caixa de um electrodoméstico.
  • Um balde regular servirá para o do plástico!
  • E para o vidro que, em geral, é menos usado pode ou não ter um recipiente próprio, usando similarmente o mesmo método que para o plástico, sempre tentando reutilizar algo que já tenha.

2. Trocas inteligentes – LED

ecológico

As lâmpadas LED apresentam uma série de vantagens comparativamente com as lâmpadas de halogéneo.

  • Mais eficientes – Consomem menos eletricidade. Por exemplo, para gerar a mesma quantidade de luz, uma lâmpada dita normal consome cerca 7 vezes mais, pense no que pode poupar!
  • Mais duradouras – ao escolher lâmpadas LED reduz custos de energia e manutenção. As LEDs apresentam um tempo de vida útil 30 vezes superior.
  • Mais rápidas – quando acende uma lâmpada LED a luz é gerada de forma imediata, não existindo tempo de espera para atingir a iluminação completa.
  • Mais sustentáveis – não contêm mercúrio e são recicláveis.

3. Diminuir plástico

ecológico

Duas soluções  para este pequeno grande passo:

  • Comprar uma garrafa de alumínio hermética e consequentemente evitar comprar garrafas de água. Para além de ser ecológico e bastante sustentável, também terá a sua água fresca nos dias quentes!
  • Por tão pouco, pode adquirir um saco de pano, cheio de pinta, para ir às compras!  Para além de poupar no plástico também acaba por poupar na carteira uma vez que hoje os sacos são de plástico. Deste modo, deve sempre ter sacos de pano na mala ou no carro!

Concluindo, ser ecológico pode ser sinónimo de andar todo janota!

4. Pagar as faturas pela internet

ecológico

Evitar o gasto desnecessário de papel!

Aproveite e veja aqui esta notícia relativa à medida do pagamento de faturas.

 5. Plante uma árvore

ecológico

As plantas são fundamentais para o ambiente uma vez que  através da fotossíntese transformam o dióxido de carbono em oxigénio aquando expostos a energia solar.

Conhece a expressão “Um homem só está completo quando tem um filho, escreve um livro e planta uma árvore“?

Pois bem, pelo menos a última faça, por um mundo melhor!

Muitas vezes queremos fazer planos de família ou talvez um programa diferente. Combine com os que mais ama e programe um dia sustentável!

Primeiramente, se quiser trilhar este caminho ecológico com passos de bebé, começe por semear flores nos canteiros de sua casa. Para além de ser amigo do ambiente é gracioso e dá alegria a qualquer rua!

6. Poupar água

ecológico

A poupança de água não se resume apenas a não exceder um banho de 10 minutos. O grande gasto de água deve-se também à lavagem de roupa e loiça. Deste modo, é fundamental apenas usar estas máquinas quando estão cheias. Adicionalmente, a lavagem ideal deverá ser a uma temperatura baixa de modo a gastar ainda menos energia.


Em suma, ser ecológico é ser poupado! Quem não gosta de poupar ao fim do mês?

Por fim, e para realçar a importância de pensar ecológico, deixo-vos este vídeo.

 

Fonte 1, 2 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

Leia também

Your Phone do Windows vai ficar muito mais poderoso!

Com o Windows 10 Build 20221, a aplicação Your Phone da Microsoft vai ter direito a uma novidade. Chama-se “fixação de notificações”. Para quem...

Microsoft Edge vai mesmo rebentar com o Google Chrome!

O novo Microsoft Edge está lentamente a chegar a todos os dispositivos através do Windows Update e também vem pré-instalado no update de Outubro...

Oppo Reno4 Lite: certificação revela especificações principais

A Oppo está a trabalhar arduamente na familia de smartphones Reno. Dito isto, já apresentou o Oppo Reno4 e o Reno4 Pro na China...

TicWatch Pro 3: justifica-se um preço de 299 Euros?

A Qualcomm revelou dois novos chipsets para wearables em junho. Falo do Snapdragon Wear 4100 e 4100+. Os novos chips são uma atualização significativa...

Nokia 7.3: novas imagens revelam todos os pormenores!

Antes do evento Nokia Mobile há alguns dias, houve relatos de que o Nokia 7.3 seria lançado em 22 de setembro. No entanto, este...