Devolo Mesh WiFi 2: A derradeira solução para a sua casa!


Infelizmente, a grande maioria das nossas casas ainda têm problemas com o alcance do sinal WiFi. Assim, quer seja pouco sinal em certas divisões, múltiplas redes na mesma casa, ou ambos os problemas, a Devolo tem a solução ideal para qualquer uma destas situações com o Devolo Mesh WiFi 2.

Dito tudo isto, hoje trazemos uma análise a este fantástico solucionador de problemas de WiFi.

Portanto, o Devolo Mesh WiFi 2 está disponível em duas versões. A Starter Kit com preço médio de 249€, que contém dois adaptadores. E a versão hoje aqui em análise, a Multiroom Kit com preço médio de 369€ que traz três adaptadores. Assim, dependendo do tamanho do nosso espaço poderemos escolher o que melhor nos convém.

Devolo Mesh WiFi 2 – Multiroom Kit

Curiosamente, o Devolo Mesh WiFi 2 oferece uma combinação de Powerlines de última geração e recursos avançados de Mesh WiFi, que já apresentámos num passado recente. Assim, são recomendados especialmente para residências que precisam acesso à internet com elevada fidelidade.

Assim, sempre inovadores nas redes Powerline, a Devolo usa os mais recentes chipsets e tecnologias para os utilizadores usufruírem da rede doméstica mais rápida do mercado.

Verdade seja dita, hoje em dia, nas nossas casas, usamos diversos serviços de streaming de TV, como Netflix, Amazon Prime e Disney+. Ademais, temos também de garantir um bom sinal para jogos online multiplayer, chamadas de vídeo online, redes sociais, home office em teletrabalho, serviços smart home, etc.

Em suma, atualmente, em qualquer lugar da nossa casa necessitamos de uma boa e estável ligação à internet.

Powerline + Mesh WiFi

E a melhor maneira de termos isso, é através de um dispositivo Powerline, já que nos permite que os cabos da rede elétrica da nossa casa transportem simultaneamente dados de internet. No entanto, a Devolo não se fica por aqui, e este novo produto, pega na tecnologia Mesh WiFi e adiciona-a à Powerline, tornando os sinais muito mais fortes do que num sistema Mesh WiFi tradicional.

Devolo Mesh WiFi 2
devolo Mesh WiFi 2 Multiroom Kit

Em síntese, num sistema Mesh, há um router principal conectado diretamente ao modem. E, em seguida, adaptadores extras (conhecidos como nós) colocados na casa (tantos quanto o espaço exigir). Os adaptadores comunicam entre si e criam uma única rede sem fios, compartilhando o mesmo SSID e password. Assim todos os dispositivos conseguem-se conectar e desconectar perfeitamente de nós individuais em segundo plano enquanto nos movimentamos no espaço.

Assim, neste tipo de configuração, a Powerline além de transportar internet pela ligação elétrica, também é o meio de comunicação entre os diversos nós.

Devolo Mesh WiFi 2

Conteúdo da caixa (Unboxing)

Assim que abrimos a caixa e nos deparamos com três robustos adaptadores, que parecem virtualmente idênticos a outros produtos Devolo, ficamos um pouco reticentes. Não se deixem enganar pelas aparências. Porque estes Devolo Mesh WiFi 2 são projetados para a máxima performance ao serem conectados diretamente a uma tomada elétrica. Deste modo, eles possuem a segunda geração de chips G.hn Powerline (Gigabit Home Networking). Portanto, isto significa que a nossa rede elétrica terá a capacidade “TEÓRICA” de transportar 2400 Mbps para outras divisões. Além disso, os adaptadores também incluem uma tomada de passagem para que possamos ligar outros dispositivos sem compromissos. E podemos também contar com um cabo de rede para a ligação ao nosso router.

Devolo Mesh WiFi 2
Conteúdo da caixa

Tri-band

Infelizmente, a documentação do Devolo é bastante vaga. Por exemplo, a Devolo afirma que o Mesh WiFi 2 fornece conectividade ‘tri-band’ – que a maioria das pessoas pensaria que significa ‘tri-band Wi-Fi’. Na verdade, os adaptadores Mesh WiFi 2 fornecem apenas dual-band 802.11ac Wi-Fi nas bandas de 2,4 GHz e 5,0 GHz, com a conexão com fio powerline sendo contada como a ‘terceira banda’. 

Wi-Fi

Adicionalmente também não é o Wi-Fi mais rápido do mercado, fornecendo uma velocidade de 1200 Mbps. Mesmo assim, ainda é rápido o suficiente para a maioria dos serviços domésticos de banda larga. E cada adaptador também inclui duas portas Gigabit Ethernet para dispositivos como um consolas de jogos, PC’s fixos e Set-Top Boxes. Curiosamente, estes Devolo Mesh WiFi 2 têm também um nível de segurança reforçado na rede WiFi, suportando o mais recente protocolo WPA3.

Access Point Steering

Entretanto, uma novidade no Mesh WiFi 2 é o Access Point Steering, que melhora a tecnologia Fast Roaming. Ao determinar quais dispositivos sem fios exigem a conexão mais rápida. Então, os dispositivos mais antigos nem sempre são compatíveis com Fast Roaming e permitir que o dispositivo escolha o ponto de acesso pode tornar os outros dispositivos na rede mais lentos.

Assim o Access Point Steering, por outro lado, permite que o ponto de acesso Wi-Fi decida quais dispositivos precisam ser transferidos no momento mais apropriado. Aliás, isto melhora o desempenho geral porque o sistema conhece todos os dispositivos da casa, em vez de apenas um dispositivo decidir o que precisa isoladamente.

Band Steering

Curiosamente, o Band Steering integrado garante ainda que todos os clientes Wi-Fi sejam atribuídos automaticamente ao melhor canal sem fio e à frequência ideal.

Config Sync

A função Config Sync permite que os dados de configuração WiFi do router sejam transferidos com facilidade para todos os pontos de acesso WiFi (usando uma única SSID).

Airtime Fairness

A função Airtime Fairness processa as solicitações de clientes wireless mais rápidos com uma prioridade mais alta, evitando que dispositivos mais antigos – que podem exigir mais tempo para um download – criem estrangulamentos no WiFi.

Instalação e configuração

Assim que tive oportunidade de testar este kit da Devolo, que fiquei com imensa curiosidade em observar o seu verdadeiro potencial. Primeiramente, instalei o adaptador principal (o que tem conexão por cabo ao router), na mesma tomada do router do operador. Em seguida, os outros dois foram colocados em zonas da casa onde a ligação à internet é mais crítica.

Entretanto, após ter finalizado a instalação dos aparelhos, apenas tive que fazer download da aplicação indicada na caixa, ligar-me por WiFi à nova rede e começar a utilizar.

Devolo Mesh WiFi 2
Aplicação Home Network

Assim, mal abrimos a aplicação, surge-nos um panorama da nossa rede. Dito isto, podemos ver qual dos módulos está ligado ao router e podemos ver as velocidades reais de transporte entre dos outros dois. Em seguida, clicando no menu do canto superior esquerdo temos acesso às definições rápidas.

Devolo Mesh WiFi 2
Definições rápidas

Embora não tenhamos aqui a acesso a todas as definições possíveis de configuração, temos as básicas que nos permitem rapidamente colocar os dispositivos ao nosso gosto. É provável que os utilizadores mais avançados se sintam tentados em explorar as outras definições. Mas aqui podemos desde já atribuir um nome a cada adaptador, verificar se existem atualizações de firmware e também definir o nome e password da rede WiFi.

Ademais, a Devolo, além das aplicações mobile (iOS e Android) também oferece uma aplicação para Windows, Mac OS e Linux.

Testes Reais

Em primeiro lugar, tive que remover o meu anterior setup, que consistia num básico repetidor de sinal WiFi que utilizava para ter mais sinal na cozinha. Mas antes disso, foram feitos alguns testes para obter dados comparativos.

Devolo Mesh WiFi 2
Setup inicial

Portanto, aqui conseguimos ter uma ideia do cenário utilizado, onde o círculo vermelho da sala significa o router do operador é o círculo do hall, o repetidor WiFi. Assim, é relevante referir que esta área representada, tem à volta de 105 metros quadrados. E existe ainda um segundo piso com uma área de 45 metros quadrados aproximadamente.

Em seguida, foram feitos speedtests de WiFi usando um Galaxy S10. Aliás, apenas achei relevante os testes por WiFi já que em utilização normal é o mais comum. Ademais, a velocidade de internet contratada é de 500 MB/s de download e 100 MB/s de upload.

Antes

Como seria de esperar, nas imediações do router (sala e quarto 1), as velocidades obtidas são praticamente iguais às velocidades contratadas. Contudo, os problemas começam a surgir, quando testamos em zona mais afastadas e com diversas paredes pelo meio. Assim, tanto na casa de banho como no quarto 2, as velocidades caem drasticamente para 210 MB/s, devido à queda do sinal. Entretanto, o caso ainda fica pior nos testes da cozinha e do piso superior.

Curiosamente, com a colocação do repetidor nas imediações da cozinha, o sinal captado era muito forte. Mas convém ter em atenção que esse sinal forte, é apenas uma repetição do sinal original feita por intermédia de uma segunda rede WiFi. Onde já existiram diversas perdas pelo meio e o inconveniente de me ter que ligar a uma segunda rede. Portanto, as velocidades na cozinha não vão além dos 70 MB/s. Por último, no piso superior, o cenário fico muito mais crítico, não ultrapassando os 45 MB/s.

Devolo Mesh WiFi 2: Depois

Entretanto, o cenário depois da instalação do Devolo Mesh WiFi 2 mudou um pouco, devido à instalação do terceiro módulo. Então por si só este facto já é suficiente para apresentar melhorias na rede. Ademais, a Devolo desafia os utilizadores deste produto com as seguintes frases: 

Para garantir a performance ideal, desligue o Wi-Fi do seu router e navegue numa rede Mesh Wi-Fi pura da devolo. Deste modo ativa o conjunto total de funções das unidades devolo perfeitamente adaptadas entre si.

Portanto, decidi seguir a sugestão e desliguei o WiFi do router do operador, ficando apenas com o WiFi mesh da Devolo. Surpreendentemente, não há mesmo necessidade de ter mais WiFi do router ligado. O Devolo Mesh WiFi 2 serve bem o seu propósito.

Devolo Mesh WiFi 2
Setup Devolo Mesh Wifi 2 Multiroom Kit

Curiosamente neste cenário, o primeiro adaptador foi instalado no mesmo local do router original. Depois o segundo foi instalado exatamente no mesmo local do anterior repetidor. E o terceiro módulo (círculo verde), foi instalado no piso superior. Com vista a ter uma ligação à internet fiável naquele espaço.

Devolo Mesh WiFi 2: Resultados

Assim sendo, e passando aos resultados do Devolo Mesh WiFi 2, posso começar por assumir que na sala e no quarto 1 os resultados não foram melhores. Portanto, de dantes tinha 500 MB/s de velocidade, agora não consigo ir além dos 450MB/s. Então representa uma perda de 10% de velocidade. O que me leva a pensar que o sinal de WiFi transmitido não é tão potente como o do router do operador.

No entanto, no resto das divisões a história muda de figura. E onde o Devolo Mesh WiFi 2 começa a brilhar. Portanto, nos testes realizados na casa de banho e no quarto 2, consegui resultados na ordem dos 255 MB/s. Assim, nestas divisões os ganhos são de 18% aproximadamente. 

Surpreendentemente, é nas divisões que anteriormente tinha as maiores perdas que este sistema consegue fazer realmente a diferença. Assim, nos testes da cozinha, obtive testes de 237 MB/s, que representa um ganho na ordem dos 70%.

Finalmente no testes do piso superior, as velocidades observadas são de 237 MB/s. E comparativamente aos 45 MB/s que tinha, perfaz um ganho de 81% aproximadamente. Então, com todas estas melhorias na velocidade e aliada à estabilidade e ao facto de nunca mais ter que mudar de rede dentro de casa. Resumidamente, este sistema é muito bom para quem não tem sinal de WiFi com qualidade em todas as divisões.

Conclusão

Em suma, e apesar do visíveis ganhos e vantagens que o Mesh WiFi 2 poderá trazer à nossa rede WiFi doméstica e/ou empresarial, este sistema é bastante caro e certamente não será viável para todas as carteiras. No entanto, se conseguirmos ultrapassar a questão do preço e pretendermos ter uma rede, única e sem mais preocupações, o Devolo Mesh WiFi 2 é uma solução de topo que deveremos considerar.

Resumindo, devemos comprar o Devolo Mesh WiFi 2 se temos paredes ou tetos grossos. Isto é, se o sinal de Wi-Fi não consegue penetrar paredes ou tetos e chegar aos locais pretendidos. A ligação PowerLine do Mesh WiFi 2 transporta a ligação de Internet para outras divisões através da rede elétrica.

Adicionalmente, se vagueamos bastante pelas divisões enquanto usamos o WiFi. Já que os recursos de ‘bandsteering’ do Mesh WiFi 2 podem saber onde estão os dispositions ligados. E mudam automaticamente para o adaptador mais próximo e a banda Wi-Fi mais rápida.

Por último, se necessitamos de ligação por cabo. Pois, os três adaptadores oferecem seis portas Gigabit Ethernet para ligações rápidas por cabo. Portento, isto é ótimo para consolas de jogos, Smart TV’s e outros dispositivos que funcionam melhor com ligações por cabo Ethernet…


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Devolo Mesh WiFi 2

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
João Fidalgo
Desde sempre que me fascino por gadgets eletrónicos, no entanto os smartphones são a minha perdição. Estou sempre atento ao próximo grito no mundo mobile...

Leia também