Devolo Dlan 500 Duo+ Starter Kit


Por em

Se durante muitos anos o WiFi dominou o panorama das redes domésticas, especialmente pela facilidade de instalação e configuração, actualmente a tecnologia Powerline tem uma palavra a dizer e pode representar em muitos casos uma alternativa mais completa e funcional às tradicionais redes sem fios. É isto que pretende demonstrar uma das mais recentes apostas da Devolo, o Dlan 500 Duo+ Starter Kit que tivemos oportunidade de testar.

Power quê?

Powerline é uma tecnologia que permite a criação de uma rede doméstica por cabo em toda a casa, mas sem ter de passar fios, uma vez que utiliza a sua instalação eléctrica existente. É totalmente segura e tem a vantagem de estar menos susceptível a distâncias e interferências. Vulgarmente designada por PLC (PowerLine Communications) utiliza altas frequências num cabo eléctrico, sendo que os dados viajam na ordem dos 3KHz até aos 30 MHz e a energia eléctrica na ordem dos 50Hz e é por isso podem conviver no mesmo cabo sem problemas.

dLAN 500 duo+

Os adaptadores que recebemos para teste, os dLAN 500 duo+ estão equipados com duas ligações Fast Ethernet, permitindo assim que múltiplos dispositivos sejam ligados em paralelo – onde uma tomada esteja disponível. É possível, por exemplo, ligar um computador e impressora em rede, ou uma televisão e consola de jogos à Internet com apenas um adaptador. Ambos os adaptadores são dotados de tecnologia 500 Mbps, e oferecem compatibilidade com todos os adaptadores dLAN Powerline de 200 e 500 Mpbs, garantindo elevadas velocidades. Os modelos + ou plus, se preferirem, têm a vantagem de não inutilizarem uma ficha eléctrica uma vez que vêm com tomada.

dev_dLAN500duo _packshots_SK_NL_ES_PT_01_print-X2

A configuração

A configuração é bastante simples e tudo é feito com um simples toque num botão que se encontra localizado na parte inferior do dispositivo. Ou seja, ligamos os dispositivos à tomada, carregamos no botão que se encontra em cada um deles e em poucos segundos a conectividade entre os mesmos é estabelecida.

O software

Para que possa monitorizar tudo aquilo que se passa na rede doméstica, a Devolo disponibiliza uma aplicação denominada dLAN Cockpit e que é compatível com sistemas Windows, Mac OS X e Linux (Ubuntu). Assim, os utilizadores têm a opção de verificar as velocidades de ligação dos adaptadores individualmente a qualquer momento, para além do acesso a dicas simples e úteis para melhorar a gestão dos dados bem como guias de utilização. O dLAN Cockpit também oferece uma função de atualização de todos os componentes devolo da rede doméstica. Assim, os produtos mantêm-se sempre actualizados.

As velocidades

Testámos estes dispositivos e conseguimos obter velocidades a rondarem os 139.8Mbit/s em dispositivos que estavam ligados a uma distância aproximada de 12 metros. Numa casa de dois andares onde também testámos este sistema e que tem uma distância bastante superior entre tomadas, conseguimos atingir velocidades de 102.3Mbit/s o que sem dúvida é bastante satisfatório e garante uma velocidade que pelas características da casa, não seria possível atingir utilizando uma rede sem fios.

dev_dLAN500duo _productpicture_stehend_EU_SK_print_01-L

Powerline ao serviço da televisão digital

Imagine que tem, por exemplo, o serviço de televisão da Vodafone em que a box necessita de estar ligada a um cabo de rede físico para receber sinal. Se utilizar o sistema powerline poderá levar a box do serviço Vodafone para outros quartos, ligando-a à televisão pretendida e à tomada com a ficha Powerline pelo meio. Este é aliás um dos motivos que leva diversos utilizadores a adquirirem estes sistemas. Assim tem acesso à televisão digital em qualquer parte da casa, sem ser necessária a instalação de cabos de rede adicionais.

As imagens que apresentamos abaixo revela alguns exemplos de instalação:

dev_dLAN500AVduo _scenarios_A_EU_0812_01-XL

 

Conclusão

O sistema powerline da Devolo por nós testado leva sem dúvida o carimbo de recomendado. Não só cumpre o objectivo a que se destina, como fá-lo muito bem. Para além de um bom funcionamento, é muito simples de configurar e a aplicação incluída ajuda-o a controlar tudo o que se passa nos seus dispositivos e ainda a actualizá-los. O starter kit que testámos inclui dois sistemas powerline e os respectivos cabos de rede, pelo que só tem de chegar a casa, introduzi-los na parede e já está. Importa destacar a mais valia de cada adaptador vir com duas fichas de rede, permitindo deste modo ligar mais do que um aparelho.

Preço: 99,90 euros para o Starter Kit com dois adaptadores ou 149,90 euros para o Network Kit com três adaptadores.

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Etiquetas
Anterior

As novas armas da ESET no combate ao malware

Sony MP3 Walkman NWZ-W274S agora com 8GB

Seguinte