Experimentámos os novos Powerline devolo dLAN 1200+


Por em

Sem qualquer tipo de favoritismo, porque estamos aqui para informar, a devolo é uma empresa que desde sempre mereceu a nossa confiança pela qualidade dos produtos que fabrica. Esta afirmação é sustentada pelos testes que efectuámos a diversos modelos deste fabricante, que conquistaram desde sempre a pontuação máxima.

Recentemente este fabricante lançou uma nova aposta no campo dos Powerline, dLAN 1200+, que como o próprio nome deixa adivinhar, permite uma transferência de dados a uma velocidade realmente elevada. A devolo enviou-nos estes dispositivos para teste e nas próximas linhas vamos contar-vos o que achámos.

dLAN-1200+-scenario_house-CMYK-3206-LA tecnologia em que o dLAN1200+ se baseia permite a transmissão do sinal da Internet pela corrente eléctrica. O modo de operação é simples. Um dos adaptadores deverá estar ligado ao router e o outro aos dispositivos que necessitam de Internet. O melhor de tudo é a facilidade de configuração. Basicamente tudo o que é necessário é ligar-se os dois dispositivos a uma tomada eléctrica e em poucos minutos (ou em alguns casos, segundos) tudo está pronto a funcionar.

Nestas linhas não vos queremos transmitir que a tecnologia Powerline é melhor que a WiFi. A nosso ver, nem são concorrentes, mas sim complementares. Se existem sítios onde o WiFi não chega coloca-se o dispositivo Powerline e até se pode ligar ao mesmo um ponto de acesso WiFi para que os residentes utilizem os seus dispositivos para acederem à Internet.

Considerações à parte, uma das grandes novidades destes novos Powerline passa pela capacidade de se atingirem velocidades de 1.200 Mbps. Isto significa que estão mais do que preparados para o futuro pela capacidade de poderem transmitir pela rede vídeo e, não só, com um excelente desempenho e largura de banda. Importa ainda salientar que estes dispositivos que experimentámos têm uma ficha embutida não inutilizando uma tomada eléctrica.

Para que tudo funciona da melhor forma, estes dispositivos utilizam a tecnologia MIMO [Multiple In – Multiple Out]. Em termos práticos, esta tecnologia utiliza os três condutores da rede elétrica – a fase, o neutro e a terra – para oferecer pela primeira vez transmissões de dados na gama gigabit.

Nesta configuração, a tecnologia MIMO permite a transmissão de dados simultânea através dos condutores fase e neutro, mas também através da fase e da terra e do neutro e da terra. A utilização em simultâneo de todas as três linhas do circuito elétrico oferece o alcance e estabilidade máximos.

dLAN-1200+-productpicture-Single-Adapter-CMYK-3093-L

Outro ponto de interesse e do qual esta companhia alemã se “gaba”, é o baixo consumo de energia. Neste pouco tempo de teste não conseguimos comprovar, mas acreditando na marca, este dispositivo tem um consumo máximo de 4.2 watts em carga máxima. Porém, importa salientar que quando não são necessários estes dispositivos entram em modo standby, consumindo 0.7 watts. Algo que vos podemos dizer é que já experimentámos utilizar o modelo anterior, 650+, durante cerca de um ano, sem notarmos qualquer diferença na factura da luz.

Mas afinal quais as principais utilizações de um equipamento Powerline? Uma já referimos e passa pelo facto de poder levar a Internet onde o WiFi falha. A outra é, podemos ter Internet onde queremos (dentro de casa entenda-se) e quando queremos, sem necessidade de estarmos a passar cabos. Isto é especialmente útil para quem tem determinados operadores de televisão, nos quais as boxes estão ligadas por cabo de rede ao invés de coaxial. Se quisermos levar a box de televisão para um determinado quarto, no qual não existe cabo de rede, não há qualquer problema. Basta levarmos a box e o dispositivo da devolo e voilá, televisão por toda a casa, sem cabos extra. Este é aliás um dos pontos fortes que leva muitos utilizadores a optarem pelos dispositivos Powerline.

dLAN-1200+-packshot-Starter-Kit-CMYK-3085-L

Para que possa monitorizar tudo aquilo que se passa na rede doméstica, a Devolo disponibiliza uma aplicação denominada dLAN Cockpit e que é compatível com sistemas Windows, Mac OS X e Linux (Ubuntu). Assim, os utilizadores têm a opção de verificar as velocidades de ligação dos adaptadores individualmente a qualquer momento, para além do acesso a dicas simples e úteis para melhorar a gestão dos dados bem como guias de utilização. O dLAN Cockpit também oferece uma função de atualização de todos os componentes devolo da rede doméstica. Assim, os produtos mantêm-se sempre actualizados.

Estes equipamentos são retrocompatíveis, o que significa que vão funcionar com modelos anteriores como os devolo dLAN 200, dLAN 500 ou dLAN 650. Na realidade, até funcionam com dispositivos de outras marcas, não aparecendo porém quaisquer detalhes alusivos a velocidades no dLAN Cockpit.dLAN-1200+-productpicture-CMYK-3103-L

Mais uma vez ficámos extremamente satisfeitos com esta aposta da devolo. Não só cumprem o objectivo a que se destinam, como o fazem muito bem. Para além de um bom funcionamento, é muito simples de configurar e a aplicação incluída ajuda-o a controlar tudo o que se passa nos seus dispositivos e ainda a actualizá-los. O starter kit que testámos inclui dois sistemas powerline e os respectivos cabos de rede, pelo que só tem de chegar a casa, introduzi-los na parede e já está. Importa destacar a mais valia de cada adaptador vir com duas fichas de rede, permitindo deste modo ligar mais do que um aparelho.

Eis os preços dos adaptadores:

Kit (2 adaptadores): €139,90
1 adaptador: €74,90

Leia também

Ou veja mais notícias de Reviews

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Bolsas de bicicleta para smartphones

Conceptronic Dancing Lightshow Water

Seguinte