(Especial) Devemos ou não apostar num Smartphone 5G em 2020?


Por em

O 5G é o próximo grande passo nas telecomunicação quando o assunto é a velocidade das conexões. Dito isto, apesar de ser óbvio que o 4G ainda tem alguma coisa a dizer no que toca ao mercado de Smartphones, será apenas uma questão de tempo até que o 5G comece a ganhar mais algum destaque um pouco por todo o mundo.

Pois bem, antes de começar a sonhar com o 5G na sua vida, é preciso ter em conta que há bem pouco tempo tivemos acesso a um relatório que como já deve imaginar, sugeriu a data de 2025 para que as redes 5G cheguem a uma quota de mercado de 20%. Ou seja, nem daqui a 5 anos vamos ter uma cobertura suficientemente grande para fazer mossa no 4G.

Isto porque, ainda não existe uma disponibilidade tão grande da rede, a sua implementação é bastante mais complicada e dispendiosa devido ao alcance do sinal. Os smartphones com suporte à tecnologia ainda são poucos, etc… Em suma, esta adaptação ainda vai demorar algum tempo.

Portanto, vale ou não a pena apostar num Smartphone 5G em pleno 2020?

Ainda existem grandes dúvidas à volta do 5G e de quais as capacidades desta rede quando o assunto são downloads mais rápidos e uma maior velocidade de navegação.

Contudo, não estamos a incentivá-lo a não comprar um Smartphone com suporte para redes 5G (mais ou menos), nem mesmo a duvidar das capacidades da rede. Mas tendo em conta que o 5G ainda se encontra tão pouco difundido pelo mundo, o nosso conselho é de que não deve apostar ainda nesta tecnologia. Afinal de contas, porquê estar a pagar por uma coisa que não pode utilizar a 100%?

Ao fim ao cabo, se pensar bem, velocidades de gigabit derivam essencialmente das chamadas ondas milimétricas (mmWaves). E para aceder a elas é preciso que hajam torres de acesso e essencialmente operadoras de rede a espalhá-las pelas várias zonas do nosso país. O que lá está, vai de encontro ao ponto que mencionei em cima, o 5G é extremamente caro de implementar… As operadoras vão demorar muito tempo até ter vontade de fazer este investimento, pelo menos em grande escala.

Poucos Smartphones com suporte para redes 5G!

Smartphone 5G 2020

Entretanto, tendo em conta que o 5G ainda é uma rede pouco explorada, só nos últimos meses é que começámos a ver mais Smartphones com suporte para esta tecnologia. E sem que seja preciso pensar muito, os dois modelos que rapidamente nos vêm à cabeça são o S20+ e o S20 Ultra (lançados em Fevereiro).

No entanto, existe um grande senão em relação a este dois, que é nada mais nada menos que o preço exagerado que ambos têm. Sendo que o S20 Ultra está no mercado com um valor a rondar os 1400€, e o S20+ com um valor a rondar os 1200€. Ou seja é caso para dizer, “No money, no Funny!”

Dito isto, sabemos que existem muitos outros Smartphones que tem lançamento marcado para este ano e que prometem suporte para o 5G. Mas em boa verdade, podemos dizer que isso apenas se deve ao facto da maioria deles estar a utilizar o processador Snapdragon 865 da Qualcomm. Portanto, não coloque muitas esperanças nos novos dispositivos.

Espere pelo menos até 2021 para comprar um Smartphone 5G!

Smartphone 5G 2020

O nosso conselho mais sincero, é que as pessoas que desejam comprar um novo Smartphone em pleno 2020 apenas porque querem entrar na rede 5G, não o façam. Aguardem pelo menos até ao próximo ano ou até 2022 se for preciso, porque como podem ver por vários relatórios. As redes 5G não vão ser tão utilizadas nos próximos tempos como todos nós pensávamos.



Resumindo e concluindo, sabemos que as redes 5G vão fazer parte do nosso futuro e tonar as velocidades de Donwloads e navegação muito mais rápidas. Mas enquanto não chega a 100%, o melhor mesmo é não nos precipitarmos.

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Câmaras do Motorola Edge+ já são conhecidas e impressionam!

(IPTV Pirata) – Temos uma nova tática assustadora! Está com medo?

Seguinte