Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet


Por em

Detalhes do APU AMD que alimenta a PlayStation 5 chegaram à Internet – Depois do leak do fim de semana, sobre as potenciais especificações técnicas da PlayStation 5, eis que um conhecido ‘Leaker’ parece ter descodificado mais algumas informações acerca do APU que deverá equipar a consola de nova geração.

Caso não saiba, um APU, é uma solução da AMD com um CPU e um GPU no mesmo chip! Aliás, as consolas da atual geração, ou como quem diz a PlayStation 4 e Xbox One, já utilizam APUs AMD desde que chegaram ao mercado… Por isso, acaba por não ser grande novidade que a parceria continue nos próximos anos.

APU AMD

Afinal de contas, até a própria AMD já veio a público afirmar que está à espera de uma subida na produção destes APUs em 2020… Um pouco a confirmar a data de lançamento de ambas as consolas!

Pois bem, de acordo com TUM_APISAK, um ‘leaker’ focado nos detalhes dos chips do futuro… O APU que irá alimentar a PlayStation 5 tem o nome de código ‘Gonzalo‘ e o código de produto “2G16002CE8JA2_32/10/10_13E9“.

Uma série de números e letras que para o mais comum leigo significa zero.

Mas, se tivermos em conta os códigos de outros produtos da AMD no mercado, podemos tirar algumas conclusões!

Primeiramente, estamos a olhar para um CPU com oito núcleos físicos, que deverão ser com quase toda a certeza baseados na arquitetura Zen+ ou Zen2! (Esperemos que seja a Zen 2)

O que em suma, representa uma grande melhoria na performance em relação aos atuais APUs baseados na arquitetura Jaguar, que caso não saiba, foi um autêntico falhanço no mercado convencional de PCs.



Em termos de velocidade, o novo APU da AMD, deverá conseguir atingir a frequência de 3.2GHz! Com o GPU integrado baseado na arquitetura Navi a ficar-se pelos 1GHz. Que apesar de parecer pouco, é uma melhoria em relação aos 900MHz do GPU da PS4 Pro.

Claro que isto não nos ajuda muito para perceber afinal que tipo de performance irá a PS5 ser capaz…

APU AMD

Porque apesar de todos os rumores apontarem para o uso da arquitetura Navi… Ainda não temos a certeza que seja esta a escolhida!

Mas é provável, visto que o GPU da PS4 Pro é baseado na arquitetura Polaris. Que está no fundo a dar as últimas no mercado.


Apesar de ainda estarmos um pouco longe de uma revelação, afinal de contas, a Sony nem sequer irá marcar presença na E3 2019. Temos acesso a cada vez mais informação acerca da próxima consola da Sony! O que pensa sobre isto? Entusiasmado, ou pretende aproveitar a sua PS4 durante mais alguns anos?

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Jogos

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Redmi Note 7 faz patinagem e downhill numa lata de lixo

Nova cinemática de League of Legends impressiona a Internet

Seguinte